Câmara de Cinfães investe 750 mil euros na beneficiação de duas escolas

1245

A Câmara de Cinfães vai investir cerca de 750 mil euros na beneficiação de duas escolas que foram construídas há quase 30 anos e precisam de ser modernizadas, anunciou hoje o presidente da autarquia, Armando Mourisco.

Em declarações à agência Lusa, Armando Mourisco disse que a Escola Secundária de Cinfães e a Escola Básica 2/3 de Souselo apresentam “condições precárias de trabalho, quer para os professores, quer para os alunos”.

O autarca apontou deficiências ao nível “do aquecimento, da canalização e da eficiência energética”, ao que se juntam os “polidesportivos, já com alguma degradação, e salas de aulas que precisam de se adaptar à educação moderna”.

“São duas escolas com quase 30 anos, que precisam de investimento, para que o sucesso educativo se mantenha a caminhar a bons passos no concelho”, frisou.

Para a Escola Secundária está previsto um investimento de quase 345 mil euros, para substituição de caixilharias, pinturas, reparação de pavimentos em madeira, reformulação de algumas instalações sanitárias, colocação de novos equipamentos de aquecimento, manutenção da cobertura do edifício polivalente e substituição da rede de infraestruturas de abastecimento de água.

O projeto da Escola Básica 2/3 de Souselo também contempla substituição de caixilharia, colocação de persianas de alumínio, substituição das portas interiores de madeira e a beneficiação do gimnodesportivo com novo revestimento exterior, reabilitação dos balneários, trabalhos de pintura e substituição da cobertura.

Nesta escola, está ainda prevista uma intervenção no campo de jogos exterior, totalizando o investimento 397 mil euros.

Depois de aprovado na última reunião do executivo municipal, o concurso público deverá ser publicado na próxima semana no Diário da República.

“Depois caminharemos para a abertura das propostas, no tempo certo, e para a execução das obras, que queremos que estejam prontas até final de junho de 2023”, avançou Armando Mourisco.

O autarca disse à Lusa que o ano letivo de 2023/2024 deverá arrancar já com as duas escolas requalificadas, “a não ser que alguma coisa corra mal, ou não haja concorrentes, ou haja impugnações que possam atrasar o processo”.

“Há pouco tempo fizemos também um investimento na Escola Básica 2/3 de Cinfães e temo-lo feito em todas as escolas primárias. Com estas duas intervenções, ficamos com um parque escolar muito bom”, sublinhou.

O autarca avançou que o próximo passo será “a ampliação da Escola Básica 2/3 de Cinfães”, estando prevista para breve a celebração de um protocolo com o Ministério da Educação.