A Câmara Municipal de Cinfães, no distrito de Viseu, anunciou hoje em comunicado de imprensa que vai colocar 26 aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) no concelho, nos estabelecimentos de ensino e recintos desportivos.
“O objetivo passa por aumentar a probabilidade de sobrevivência e salvaguardando a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória”, justifica o executivo municipal liderado pelo socialista Armando Mourisco.
Para já, “serão colocados 26 DAE nos vários equipamentos desportivos e escolas do concelho, prevendo-se, numa segunda fase, alargar a medida a outros equipamentos municipais”, acrescenta.
Ainda de acordo com a nota de imprensa, além da distribuição dos aparelhos, o município também vai dar “formação a um total de 100 pessoas ligadas às escolas, à área desportiva e associações desportivas” do concelho, sendo que “20 já começaram” a receber essa formação.
O executivo municipal refere que a iniciativa decorre de um acordo entre o Município de Cinfães e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e é licenciada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).