“Buzinão de revolta” contra corrupção faz-se ouvir em Viseu e Lisboa

As principais ruas de Viseu assistiram ontem a um desfile em marcha lenta, com mais de 100 automóveis, num “buzinão de revolta contra a podridão social e corrupção”, disse um dos organizadores do evento que também aconteceu em Lisboa.

“Em função dos acontecimentos desta semana, motivo de tanto mediatismo e tanta polémica, achámos que devíamos manifestar o desagrado, não em relação a pessoas e à justiça. É um buzinão de revolta contra esta podridão social e esta corrupção que o sistema alimenta”, explicou à agência Lusa Fernando Figueiredo.

Este cidadão viseense contou que a ideia foi começando a ser partilhada nas redes sociais e, “de repente, engrossou e as partilhas foram tantas que apareceram mais de uma centena de carros” e a meio do percurso “juntaram-se mais alguns” ao desfile.

“Numa cidade que está sempre amorfa, é um número de participantes fantástico”, considerou Fernando Figueiredo que disse que a ideia “chegou a Aveiro, Porto e Lisboa, e havia concentrações marcadas para a mesma hora”, nas principais avenidas das cidades.

Este responsável quer que “Lisboa não ignore o país e que perceba que é preciso dar prioridade às questões da justiça, para que seja igual para todos, porque não é possível continuar a ter um Estado de direito que está refém daqueles que dispõem dos maiores recursos”.

“É altura de o Governo dar atenção ao combate à corrupção, ao crime do colarinho branco e à criminalidade económica e financeira, porque é isto que tem empenhado ano após ano o nosso futuro e que não nos deixa sair desta podridão em que nos encontramos”, defendeu.

A volta, que durou cerca de uma hora, “foi devidamente pensada para não incomodar muito” os viseenses, e “a Câmara e a PSP foram devidamente informados” da ação. No final da iniciativa, que “decorreu sem problemas”, “só foi pedida a identificação ao primeiro da fila”, neste caso, a Fernando Figueiredo.

“Acredito que seja uma mera formalidade”, admitiu Fernando Figueiredo, enquanto adiantou que foi pensado num buzinão, “para que se respeitassem as regras de combate à pandemia e não houvesse nenhum ajuntamento, assim, as famílias estariam distribuídas nas viaturas”.

Também Pedro Esteves, de Viseu, disse que ele e a esposa estão “cansados de acordar cedo, todos os dias, para irem trabalhar para muitos que vivem à custa do trabalhador honesto”.

“Vim buzinar, porque estou contra a impunidade à corrupção, contra esta justiça que não condena os poderosos”, assumiu Carla Mendes.

Entre os manifestantes circulou um manifesto que citava o julgamento de José Sócrates, cujo “resultado se lamenta para a justiça e para todos os portugueses”, e, por isso, o documento refere que “urge torná-la mais rápida, eficiente e eficaz em todas as suas fases, pois pior que a corrupção económico-financeira, só mesmo a corrupção moral”.

“Urge também acabar com a promiscuidade entre o poder executivo e o poder judicial, entre o governo e os tribunais, entre os políticos e os juízes”, lê-se no documento que defende que “todas estas polémicas com a justiça, com estes processos mediáticos seguem o mesmo padrão: arquivamento, prescrições, inquéritos prolongados e julgamentos exageradamente lentos”.

A Lusa contactou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em Aveiro, Lisboa e Porto para saber se tinham registo dos “buzinões” nas duas cidades.

Em Lisboa, a PSP confirmou o buzinão, marcado pelas redes sociais a partir das 15:00, mas indicou que só a partir das 16:00 é que se fez sentir.

A polícia colocou agentes no local de passagem, mas não registou incidentes ou congestionamentos de trânsito.

No Porto e em Aveiro, a PSP não tinha qualquer registo acerca de concentrações.

 

 

Foto : BBC

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia