BE quer saber tipo de resíduos usados nas centrais de biomassa de Viseu e Fundão

O Bloco de Esquerda (BE) desafiou o Governo a esclarecer a quantidade de rolaria e de outra madeira de qualidade e de biomassa de resíduos florestais tem sido utilizada nas centrais termoelétricas de Viseu e Fundão.
Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática e hoje divulgada, os deputados do BE, Ricardo Vicente, Maria Manuel Rola e Fabíola Cardoso salientam que segundo a associação ambientalista Zero, as novas centrais termoelétricas a biomassa florestal de Viseu e Fundão, “estarão a recorrer a rolaria e outra madeira de qualidade para produzir energia elétrica, ao invés de utilizarem biomassa proveniente de resíduos florestais”.
Já no decorrer deste ano, a associação ambientalista Zero exigiu ao Governo a suspensão da “atribuição de subsídios” às novas centrais elétricas que utilizam biomassa, no Fundão e em Viseu, uma vez que estão a queimar, “praticamente na totalidade”, madeira de qualidade.
“A Zero constatou no terreno que as duas novas centrais de biomassa de Fundão [distrito de Castelo Branco] e Viseu estão a queimar, na totalidade ou praticamente na totalidade, respetivamente, madeira de qualidade, não utilizando, como seria desejável e está contratualizado, biomassa residual”, explicitou à Lusa a associação.
De acordo com esta organização, as duas centrais, que vão receber “226 milhões de euros de subsidiação pública em 15 anos”, não contribuem para o “aproveitamento dos resíduos florestais” e redução do risco de incêndios.
Face à existência de dúvidas sobre o tipo da biomassa que abastecerá as novas centrais, os deputados bloquistas querem saber de que forma garante o Governo a articulação da atividade das centrais a biomassa com os instrumentos de prevenção de incêndios rurais e de gestão territorial.
“O Governo confirma os apoios públicos às centrais termoelétricas de Viseu e Fundão na ordem dos 226 milhões de euros durante 15 anos? Considera o Governo condicionar a subsidiação pública das centrais termoelétricas ao uso exclusivo de biomassa proveniente de resíduos florestais?” – questionam os deputados.
O BE quer ainda saber qual é o número de centrais termoelétricas a biomassa florestal licenciadas em Portugal e de que forma é assegurado o abastecimento de biomassa de resíduos florestais às centrais termoelétricas em atividade para que laborem à sua capacidade máxima.
“Que proporção de rolaria e outra madeira de qualidade, por um lado, e de biomassa proveniente de resíduos florestais, por outro, tem sido utilizada pelas centrais termoelétricas de Viseu e Fundão desde o início da sua atividade?, perguntam.
Por último, questionam ainda o Governo sobre o volume de biomassa proveniente de resíduos florestais é produzido anualmente em Portugal.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
1 (8)
Manhãs no Parque
2
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
3
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025
4
3da81ca4-60cb-408e-b7b9-adb173f9db97
I Caminhada Solidária New-Lar reuniu mais de 300 participantesem prol dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros

Artigos relacionados

alliance games
animais caes
blurred light abstract nightlife
Viseu_Marca
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
1 (8)
Manhãs no Parque
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
alliance games
Alliance Games em Viseu
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025