Autarca de Viseu alerta para prejuízos de encerramento de linha aérea

 O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), alertou ontem o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, para os prejuízos que o encerramento temporário da linha aérea regional que liga Bragança a Portimão trará para a região.

Numa carta enviada a Pedro Nuno Santos, Almeida Henriques refere que “a linha aérea regional é determinante para a região de Viseu, fundamental para a coesão territorial e decisiva para o desenvolvimento” do aeródromo municipal.

“Esta estrutura tornou-se uma nova porta de entrada no município e nas restantes cidades que serve, assumindo-se como um eixo de mobilidade”, realça o autarca.

Neste âmbito, Almeida Henriques espera que o ministro se empenhe para que “a situação seja resolvida sem qualquer interrupção de serviço, seja através da prorrogação do atual contrato de exploração da linha aérea, seja com a assinatura do novo contrato com a operadora”.

“O seu encerramento, ainda que temporário, teria consequências muito graves para este serviço e para a estabilidade da oferta que deve ser mantida”, sublinha na missiva.

Segundo o autarca, só em Viseu, no ano passado, a linha aérea teve 1.840 passageiros desembarcados e 1.970 embarcados no aeródromo, “números que atestam a importância deste serviço público” para a região.

A empresa Sevenair informou ontem que a linha aérea regional que liga Bragança a Portimão estará encerrada, “temporariamente”, a partir do próximo dia 22 de fevereiro, e a sua reativação está pendente da contratação do serviço público, ainda não formalizada.

O grupo aeronáutico refere tratar-se “de uma situação externa à empresa”, a qual aguarda que “seja solucionada a qualquer momento”.

Questionado pela Lusa, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação esclareceu que o contrato de serviço público assinado com a Sevenair para a ligação aérea regional entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão está condicionado porque a empresa não enviou ainda os seus relatórios de execução financeira de cada prorrogação efetuada, apesar da insistência do Governo.

Por esse motivo, explica o ministério, os relatórios não têm sido enviados para a Inspeção-Geral de Finanças, que, sem essa documentação, não liberta as verbas para a concessionária.

Segundo o ministério tutelado por Pedro Nuno Santos, o contrato aguarda ainda visto do Tribunal de Contas.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia