Arqueólogos afirmam que nenhum troço da muralha afonsina foi demolido em Viseu

O Polo Arqueológico de Viseu afirmou  que “nenhum troço da muralha afonsina foi demolido” no decorrer das obras na zona histórica da cidade, refere um comunicado, contrariando o relatório que a vice-presidente da Câmara citou aos jornalistas.

A Câmara Municipal de Viseu enviou , dia 20, um comunicado de imprensa que cita um “esclarecimento do Polo Arqueológico de Viseu, produzido em conjunto com a equipa de arqueólogos responsável pelo acompanhamento da obra”.

A requalificação em causa, continua o documento, “previa a demolição das construções que existiam no local: duas casas, muito arruinadas, construídas entre a 2.ª metade do século XIX e os inícios do século XX, com acesso a partir da Rua Cónego Martins e logradouro acessível a partir da Travessa D. Zeferino”.

“Durante a demolição verificou-se que parte das construções do século XIX/XX tinham sido construídas diretamente sobre um troço da Muralha Afonsina, aproveitando a construção mais antiga como alicerce e parede”, refere o relatório dos arqueólogos, citado no comunicado de imprensa enviado pela autarquia.

Neste sentido, continua a nota, “os arqueólogos confirmam assim que apenas aquelas construções foram demolidas” e esclarecem que “face a dúvidas levantadas na semana passada sobre a muralha afonsina, que nenhum troço daquela estrutura secular foi demolido durante as obras que se estão a realizar no Centro Histórico de Viseu”.

“Aliás, foi a presença de uma equipa de Arqueologia, exigida por lei e pelo Município de Viseu, que, durante a demolição das construções mais recentes, permitiu a identificação e preservação de mais um achado arqueológico de enorme valor”, refere.

Na quinta-feira, a vice-presidente da Câmara de Viseu reconhecia aos jornalistas, após a reunião do executivo e tendo em conta as acusações de um vereador da oposição (PS), Pedro Bailla Antunes, que “foi efetuada uma demolição parcial do muro ou troço da muralha”.

“Não obstante, e conforme foi referido pela equipa de arqueologia, não se sabia à data que seria efetivamente um troço da muralha”, reconheceu, na quinta-feira, Conceição Azevedo, após “pesquisa no processo” para reagir às acusações da oposição.

“Efetivamente, aquilo que dizem que foi destruído, como também diz o relatório de arqueologia, é que quando se estava a proceder às obras não se tinha percebido que aquilo era, de facto, que o que estava ali em causa, era um troço da muralha afonsina e isso foi dito pela equipa de arqueologia”, justificava.

Conceição Azevedo acrescentava ainda que, em “uma das construções a muralha não é muito expressiva” e “aquilo parecia quase um muro, uma construção normalíssima”, enquanto “na outra não, a muralha é muito expressiva”.

O comunicado enviado  pela autarquia, com os esclarecimentos do Polo de Arqueologia, esclarece que “foram estes trabalhos de remoção das paredes do século XIX/XX, que permitiram identificar e manter todo o troço da Muralha Afonsina”.

O documento refere que, com isso, foi possível “realizar uma escavação com vista a recolher informação que permitisse caracterizá-la mais detalhadamente”, o que “permitiu colocar a descoberto um troço da Muralha Afonsina com dois lances que formam uma esquina”.

“O troço de Muralha Afonsina identificado no âmbito da obra foi integralmente registado e preservado. Foi a presença de uma equipa de arqueologia durante a demolição das construções mais recentes que permitiu a sua identificação”, explica a equipa do Polo Arqueológico de Viseu, na nota de imprensa enviada pela Câmara.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia