Antigo edifício do Orfeão de Viseu começou a ser reabilitado

As obras de reabilitação e ampliação do antigo edifício do Orfeão de Viseu, que representam um investimento superior a 1,2 milhões de euros, já arrancaram e deverão ficar concluídas dentro de ano e meio, segundo a autarquia.

“A configuração do edifício, tal como hoje se apresenta, terá sido concluída entre 1901 e 1921, o que eleva para mais de um século a idade da estrutura”, refere a Câmara de Viseu, ao justificar a importância desta intervenção, que abrangerá o exterior e o interior do edifício.

A autarquia pretende “devolver o edifício aos viseenses e instalar uma nova âncora para a revitalização do centro histórico”, ao vocacioná-lo para atividades pedagógicas no âmbito do programa Viseu Educa.

“Este projeto será essencialmente desenvolvido na área de ampliação posterior, onde funcionará a Universidade Sénior de Rotary Club de Viseu, bem como o apoio pedagógico a jovens de famílias carenciadas, com o intuito de proporcionar condições mais favoráveis ao seu sucesso escolar”, explica.

O município pretende também “recuperar a atividade cultural inerente ao uso dos salões existentes e que serão reabilitados com a preservação das suas características originais”.

A vice-presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, lembra que “esta é uma obra há muito desejada pelo significado que tem para todos os viseenses”.

“Vamos devolver à comunidade aquele que é um dos edifícios mais emblemáticos do centro histórico e um exemplar inigualável do nosso património histórico e arquitetónico”, sublinha.

Segundo a autarquia, a empreitada vai respeitar a “identidade, memória e traça original do edifício, mantendo elementos distintivos, como a cobertura, o conjunto de azulejos, as escadarias, os tetos, o lanternim e os salões”.

O facto de o município ter decidido fazer uma obra de grande envergadura no local motivou, “desde o início, a realização de sondagens de diagnóstico arquitetónico e sondagens arqueológicas de diagnóstico de cota negativa”.

“O decorrer dos trabalhos permitiu identificar e preservar vestígios de casas dos inícios do século XX, para além de uma lápide com inscrição romana”, refere a autarquia, acrescentando que “a obra continuará a ser acompanhada por uma equipa de arqueólogos e pela Direção-Geral do Património Cultural”.

A origem do edifício do antigo Orfeão de Viseu está ligada à Sociedade de Recreio Protetora do Montepio Viseense.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu