Alunos de Mortágua propõem aplicação para divulgar notícias e projetos europeus

Um grupo de alunos do concelho de Mortágua venceu a final da segunda edição das Olimpíadas da União Europeia, com a proposta de criação de uma aplicação que visa divulgar projetos, iniciativas e informações fidedignas da União Europeia.

A final da segunda edição das Olimpíadas da União Europeia, sob a temática do Ano Europeu da Juventude, decorreu na quarta-feira, em Penacova, sendo o evento desenvolvido pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria (com sede na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra).

O grupo vencedor, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, apresentou como proposta a criação da aplicação “Young Active Europe – YÆ”, que visa divulgar projetos, atividades, iniciativas e todo o tipo de informação e notícias da União Europeia.

A iniciativa, que teve por objetivo potenciar a participação cívica e ativa dos jovens na União Europeia, contou com a participação de 25 alunos de várias escolas, que responderam ao desafio propondo ainda medidas de reforço dos mecanismos de apoio à saúde mental para os mais jovens na Europa, bem como a potenciação do papel dos Europe Direct para que os jovens tenham uma participação mais ativa e próxima nas questões da Europa.

Também a discussão da antecipação da idade mínima de voto para as eleições europeias, mais ofertas de emprego para os jovens na Europa ou a implementação da iniciativa “eurodeputado por um dia” figuraram entre as medidas.

De acordo com uma nota da Região de Coimbra, apesar de haver um grupo vencedor, “todos saem desta edição a ganhar”.

“Ao longo das Olimpíadas, a participação dos jovens enriqueceu o seu percurso estudantil e envolveu os alunos em questões prementes do futuro da Europa, sobretudo reforçou o sentimento de cidadãos europeus, livres de escolher o seu papel no futuro da União Europeia”, acrescentou.

A comunidade reforçou ainda que estas iniciativas, “apoiadas pelos Clubes Europeus, acarinhadas pelos alunos, comunidades escolares e Municípios, e desenvolvidas pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, têm um papel fundamental na consciencialização e integração dos jovens na União europeia”.

“Por uma geração informada, por cidadãos ativos e conscientes, por um futuro sustentável, a participação nestes eventos tem especial relevância no contexto social atual, sendo medidas mitigadoras da alienação cívica dos mais jovens para os desafios do futuro da Europa”, referiu.

Segundo a Região de Coimbra, o Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria continuará a implementar iniciativas semelhantes, direcionadas às escolas e ao público em geral.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu