Alunos de Mortágua propõem aplicação para divulgar notícias e projetos europeus

Um grupo de alunos do concelho de Mortágua venceu a final da segunda edição das Olimpíadas da União Europeia, com a proposta de criação de uma aplicação que visa divulgar projetos, iniciativas e informações fidedignas da União Europeia.

A final da segunda edição das Olimpíadas da União Europeia, sob a temática do Ano Europeu da Juventude, decorreu na quarta-feira, em Penacova, sendo o evento desenvolvido pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria (com sede na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra).

O grupo vencedor, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, apresentou como proposta a criação da aplicação “Young Active Europe – YÆ”, que visa divulgar projetos, atividades, iniciativas e todo o tipo de informação e notícias da União Europeia.

A iniciativa, que teve por objetivo potenciar a participação cívica e ativa dos jovens na União Europeia, contou com a participação de 25 alunos de várias escolas, que responderam ao desafio propondo ainda medidas de reforço dos mecanismos de apoio à saúde mental para os mais jovens na Europa, bem como a potenciação do papel dos Europe Direct para que os jovens tenham uma participação mais ativa e próxima nas questões da Europa.

Também a discussão da antecipação da idade mínima de voto para as eleições europeias, mais ofertas de emprego para os jovens na Europa ou a implementação da iniciativa “eurodeputado por um dia” figuraram entre as medidas.

De acordo com uma nota da Região de Coimbra, apesar de haver um grupo vencedor, “todos saem desta edição a ganhar”.

“Ao longo das Olimpíadas, a participação dos jovens enriqueceu o seu percurso estudantil e envolveu os alunos em questões prementes do futuro da Europa, sobretudo reforçou o sentimento de cidadãos europeus, livres de escolher o seu papel no futuro da União Europeia”, acrescentou.

A comunidade reforçou ainda que estas iniciativas, “apoiadas pelos Clubes Europeus, acarinhadas pelos alunos, comunidades escolares e Municípios, e desenvolvidas pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, têm um papel fundamental na consciencialização e integração dos jovens na União europeia”.

“Por uma geração informada, por cidadãos ativos e conscientes, por um futuro sustentável, a participação nestes eventos tem especial relevância no contexto social atual, sendo medidas mitigadoras da alienação cívica dos mais jovens para os desafios do futuro da Europa”, referiu.

Segundo a Região de Coimbra, o Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria continuará a implementar iniciativas semelhantes, direcionadas às escolas e ao público em geral.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal