Acordo de energia renovável para Portugal celebrado entre Equinix e Sonnedix

A Equinix e a Sonnedix anunciaram hoje a celebração de um contrato para aquisição de energia renovável (Power Purchase Agreement) em Portugal, produzida no âmbito de um projeto fotovoltaico localizado no concelho de Tarouca, no distrito de Viseu.

Com esta iniciativa, a Equinix (empresa mundial de infraestrutura digital) pretende mostrar o seu empenho no estabelecimento de parcerias de longo prazo com fornecedores de energia renovável.

“Este acordo reforça a posição de Portugal no mercado de energia renovável da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e demonstra o compromisso da Equinix com a sustentabilidade, não apenas em Portugal, mas em todo o mundo”, sublinhou o diretor desta empresa em Portugal, Carlos Paulino.

O representante da Sonnedix, Axel Thiemann, mostrou-se satisfeito por a sua empresa “estender o relacionamento com a Equinix a toda a ibéria”.

“Este contrato, o nosso primeiro PPA (Power Purchase Agreement) em Portugal, estabelece a nossa presença comercial num importante mercado em crescimento, à medida que continuamos a expandir e a converter o nosso ‘pipeline’ de projetos”, considerou.

O acordo, que tem a duração de dez anos, assegurará à Equinix um fornecimento de energia renovável a partir de julho de 2025, produzida pelo primeiro projeto fotovoltaico da Sonnedix em Portugal, com 149 Megawatts (MW) de capacidade.

Localizado no município de Tarouca, trata-se do maior projeto solar fotovoltaico da Sonnedix na Europa. Quando estiver operacional, permitirá produzir energia renovável suficiente para alimentar 78 mil casas portuguesas e evitar a emissão de mais de 33 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

No início deste ano, a Equinix e a Sonnedix já tinham assinado um acordo de compra de energia em Espanha, naquele que é, até agora, o maior PPA da Sonnedix na Europa.

“Este segundo PPA, contratado para Portugal, demonstra o sucesso do crescente relacionamento entre as duas empresas e o compromisso mútuo de potenciar a aceleração da transição energética, promovendo parcerias de longo termo, que possibilitem agilizar os processos contratuais e reduzir custos”, sublinham.

A Equinix iniciou o seu programa de PPA em 2015, com a assinatura de dois acordos para 225 MW de energia eólica, no Texas e Oklahoma, que estão operacionais desde 2016.

A Sonnedix é um produtor global de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável a longo prazo, focando-se no fornecimento de eletricidade verde e acessível aos seus clientes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal