Câmara de Moimenta da Beira apoia a natalidade com 220 mil euros

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou hoje que no primeiro ano do programa “Apoio à Natalidade e Adoção” investiu 220 mil euros, num total de 22 famílias.

“Os primeiros ‘cheques-prenda’ no valor de 1.500 euros por cada nascimento ou adoção foram entregues hoje, às famílias, num total 55 pais de outros tantos bebés nascidos no concelho ao longo dos 12 meses de 2022”, contabilizou.

Num comunicado hoje divulgado, o executivo municipal, liderado pelo socialista Paulo Figueiredo, refere que “as famílias terão ainda direito ao reembolso de despesas efetuadas na área do município” de Moimenta da Beira.

Um reembolso “no valor de 2.500 euros, ‘vouchers’ de despesas com aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança”, como, por exemplo, “frequência de creche, consultas médicas, medicação, artigos de higiene, puericultura, alimentação, vestuário e calçado”.

No total, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira “investe 220 mil euros no primeiro ano do programa “Apoio à Natalidade e Adoção”, uma nova política social de incentivo ao crescimento e à dinâmica demográfica”.

Um apoio que, segundo o executivo, “visa fomentar a natalidade, a economia e a qualidade de vida dos munícipes, tudo para fixar pessoas, mais famílias no concelho” de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

O presidente da câmara defendeu que, com este apoio, a autarquia está “a concretizar um dos mais nobres objetivos políticos” a que se propôs, uma vez que “sem pessoas, sem gente no território não há progresso nem dinâmicas sociais e económicas em desenvolvimento”.

“As crianças são o nosso maior ativo, são o nosso futuro, e creio que esta medida de apoio à natalidade e à adoção pode inverter a tendência de desertificação e envelhecimento tão dramática neste nosso interior, que perdeu 25% da sua população nos últimos 40 anos”, justificou.

Neste sentido, disse que “é uma medida catalisadora e motivadora que terá efeitos positivos” no futuro do concelho e que, o município “está a fazer, e muito bem, o que o Serviço Nacional de Saúde ainda não pode fazer”.

A título de exemplo, apontou Paulo Figueiredo, está o apoio às famílias “nas despesas com o crescimento dos filhos, na vacinação, que é cara e não é comparticipada, e em outras tantas áreas sociais”.

“Quero sublinhar a relevância da iniciativa concebida pelo executivo, em articulação com a Assembleia Municipal. As nossas crianças são, efetivamente, o nosso futuro”, acentuou o presidente da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, João Xavier.

Segundo o comunicado, o apoio à natalidade e à adoção destina-se às crianças nascidas ou adotadas; à criança registada como natural no concelho; aos indivíduos residentes no Município de Moimenta da Beira à data de nascimento ou adoção que estejam recenseados nos seis meses anteriores.

“Os candidatos devem manter-se recenseados no município pelo período de 10 anos consecutivos e o apoio é concedido até ao terceiro filho”, esclarece ainda a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

castrodaire
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
contas
investigação policia detido
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
Câmara de Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu