Festival de poesia em Viseu com três “grandes espetáculos” e um concurso juvenil

Três “grandes espetáculos”, um mercado do livro, uma ‘open call’ destinada a jovens, com prémios monetários, e uma míni feira do livro no estabelecimento prisional marcam a segunda edição do festival Dizer Poesia, anunciou a organização.

“Temos três grandes espetáculos. O primeiro dá início ao festival, [dia 10 de março] com “Ficheiros Secretos”, de Luís Osório, no Teatro Viriato, que é uma espécie de reflexão da sua própria vida e conta com convidados especiais”, afirmou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu.

Leonor Barata disse que um outro “grande evento” será a presença do rapper Mundo Segundo, que “vai certamente encantar, é um dos grandes nomes do rapper português” e “tem a possibilidade de mostrar que há muitas formas de dizer poesia”.

A fechar o festival, em 21 de março, no Dia Mundial da Poesia, “a Orquestra Juvenil do Conservatório [de Música Azeredo Perdigão] e Lena d’Água, como convidada, apresentam um concerto muito especial, porque só serão cantados temas de autores e poetas portugueses”.

Neste mesmo dia, pelas 13:00, o Rossio acolhe “um ‘flash mob’, que parte de um poema de Mário Cesariny – ‘Há uma hora, há uma hora certa’ -, sob a responsabilidade de Guilherme Gomes, ao som da palavra dita, será construída uma gigante coreografia poética”.

Durante o festival decorre um Mercado do Livro, que terá lançamentos de obras “com autores locais e não só” e “será um grande ponto de encontro para as diversas atividades” do evento, no Arquivo Municipal, comummente chamado de Casa Amarela, edifício que albergou a primeira biblioteca municipal da cidade.

“Teremos uma novidade este ano. Uma ‘open call’, denominada ‘Poesia dita’, destinada a jovens entre os 15 e os 18 anos para que possam ter um palco para fazerem as suas primeiras apresentações e mostrar os seus trabalhos”, anunciou.

Leonor Barata disse ainda que esta iniciativa “pretende desmistificar a poesia como uma coisa de elite e torná-la quotidiana e acessível” e, nesse sentido, avançou que “haverá três prémios monetários de 400, 300 e 200 euros, para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente”.

Esta segunda edição do festival Dizer Poesia será “especialmente dedicada a dois poetas viseenses extraordinários, Judith Teixeira e Luís Miguel Nava e ainda gira à volta do centenário do grande poeta português Eugénio de Andrade”.

Autores que dão mote às “conferências, quase diárias”, que recebem “grandes poetas contemporâneos portugueses como, por exemplo, Rosa Oliveira e Fernando Pinto do Amaral, Raquel Cerejo Martins, André Tecedeiro e José Luís Peixoto”.

No âmbito de uma iniciativa da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, “Biblioteca fora de portas”, durante o festival o Estabelecimento Prisional de Viseu conta com “uma míni feira do livro onde se podem requisitar e trocar livros”.

No entender desta responsável, “é um projeto muitíssimo importante, porque é conhecido o poder da leitura, sobretudo em contextos em que se está privado da liberdade e, este ano, terá uma edição especial durante o Dizer Poesia”.

Da programação, esmiuçou ainda a vereadora da Cultura, “há diversas oficinas de poesia, de literatura e de cinema, diversas atividades para família” a acontecerem também na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva e no Museu Almeida Moreira.

“Temos uma novidade no Mercado dos Produtores, em que vamos ter uma atividade chamada que é poesia a pedido, chama-se ‘peça que nós dizemos’ e tem a ver com a ideia de podermos pedir um poema e alguém nos diz o poema”, destacou.

Leonor Barata evidenciou ainda a panela de ferro que estará no Rossio e onde será “possível cozinhar poemas, em parceria com a Zunzum [Associação Cultural], que organiza atividades em torno do cozinhar poesia”.

“Com esta programação pretendemos abarcar os vários níveis, não só etários, como também de interesse. É uma programação muito eclética e que ocupa muitos espaços da nossa cidade, com muitos géneros”, sublinhou Leonor Barata.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano
2
FernandoRuas
CIM Viseu Dão Lafões preocupada com dificuldades de comunicação na proteção civil
3
polícia psp
EN16 em Viseu reaberta ao trânsito após despiste de moto quatro
4
tondela
Nacional celebra subida à I Liga após vitória em casa do Tondela

Artigos relacionados

Craft20221026-WEB (25)
Académico_de_Viseu
Cavaleiro_Joao_Araujo_Passo_Travado_maio2024
tribunal
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano
Craft20221026-WEB (25)
Exposição itinerante em Viseu de peças de design do projeto Craft Turismo Criativo
FernandoRuas
CIM Viseu Dão Lafões preocupada com dificuldades de comunicação na proteção civil
polícia psp
EN16 em Viseu reaberta ao trânsito após despiste de moto quatro