ACERT cancela festival Tom de Festa e adia programação para 2022

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) anunciou ontem que cancelou o Festival de Músicas do Mundo o Tom de Festa, por indicação do Serviço Local de Saúde Pública (SLSP), devido à pandemia da covid-19.

“Por indicação do Serviço Local de Saúde pública, que desaconselha a realização de eventos, a ACERT decidiu cancelar mais uma vez a 30.ª edição Tom de Festa, adiando-a para 2022, mantendo o programa e continuando o sonho ainda com mais energia”, lê-se na nota de imprensa.

Segundo o comunicado hoje divulgado, a ACERT, “desde o primeiro momento, seguiu escrupulosamente todas as normas de segurança” da Direção-Geral da Saúde (DGS), em período de pandemia e confinamento.

Apesar disso, continua a nota, “resistiu nos momentos do ‘fique em casa’ e encontrou formas de, diariamente, aconchegar as pessoas com iniciativas artísticas e de participação cultural que obtiveram elevada adesão” por parte do público.

“Foi este sentido de resiliência permanente e a responsabilidade de prestação de serviço público, que cabe às estruturas artístico-culturais profissionais e associativas, que levou a ACERT a redobrar esforços e projetar a 30.ª edição do Tom de Festa — já impedido de se realizar em 2020 —, num período mais alargado do que o habitual”, lembra.

Perante isto, a ACERT diz que “um impulso sentimental” se apoderou da direção e equipa e, por isso, trabalharam para fazer um Tom de Festa “nómada, ao longo de julho, à beira rio de três freguesias do concelho” e no Novo Ciclo, a sua casa, em Tondela, e que contou com o apoio de todos.

Neste sentido, a ACERT lembra que, nos “últimos meses”, a organização manteve uma “emocionante relação” com artistas, nacionais e internacionais, e parceiros e apoiantes, para erguerem “um programa artístico com 12 concertos de grupos de nove países”.

Para a concretização do programa, explica a nota, “foram estudados os espaços públicos” para seguir a “prioridade de cumprir escrupulosamente todas as regras em vigor”, e os estudos e planos de prevenção foram, “em devido tempo, apresentados ao município e proteção civil e serviço local de saúde pública”.

“Quando menos se esperava e desejava, aumentam de forma súbita casos em Tondela”, explica o comunicado, que refere uma reunião com as referidas entidades, e “o comunicado emanado pelo SLSP é perentório”, ao afirmar que “desaconselha a realização de eventos/festas/jantares que promovam a aglomeração de pessoas, familiares ou não”, refere a ACERT.

Assim, e após uma reunião este fim de semana com todos os parceiros do festival, explica a ACERT, apesar do “desconforto e solidariedade” de todos, a decisão que saiu foi a de “cancelar mais uma vez o 30.º Tom de Festa”, e “adiar para 2022 o festival”.

“Continuando juntos para manter o programa e, se possível, com mais energia criar ainda mais aliciantes sonhos para cumprir. Estamos numa fase de contacto com grupos nacionais e internacionais, procurando uma solução que permita ressarci-los da sua cooperação”, justifica.

“Estamos numa fase de contacto com grupos nacionais e internacionais, procurando uma solução que permita ressarci-los da sua cooperação. Estabelecemos acordos com fornecedores de serviços técnicos e de produção já contratados”, prossegue a associação, que acrescenta: “Pugnaremos por cumprir todas as nossas obrigações e estamos certos de que as instituições públicas nacionais e locais irão contribuir para fazer a justiça imprescindível aos trabalhadores que

“Continuaremos a resistir e a dar a importância à cultura, enquanto necessidade imperiosa para um povo que não aceitará a derrota e se afirmará digno da felicidade e de autoestima para suplantar pesadelos ainda imprevisíveis”, conclui a direção da ACERT.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
2
Viseu
Aeroporto: Viseu aceita interesse nacional acima do regional e luta por ferrovia
3
IMG_0003
Câmara de Mangualde vai requalificar Parque Urbano Ana de Castro Osório
4
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano

Artigos relacionados

Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
pexels-jean-balzan-210755-682082
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social