Óbito/Almeida Henriques: Autarcas enaltecem “defesa intransigente” da região

Autarcas da região escreveram hoje nas páginas oficiais dos municípios que lideram notas de pesar pela morte do presidente da Câmara de Viseu e destacam as “fortes convicções na defesa intransigente” da região.

“Sernancelhe reconhece e homenageia o grande contributo que Almeida Henriques deu ao poder local, a Viseu, ao distrito, à região e ao país, num percurso de vida marcado pela dedicação, sentido de missão e elevada cultura democrática e competência política”, escreve o presidente da Câmara.

Carlos Silva Santiago refere que “Sernancelhe não esquece as visitas, os momentos oficiais, e também de convívio, e a amizade de Almeida Henriques para com o concelho” nas variadas funções que desempenhou ao longo da vida política e destaca a presença, em 2019, enquanto autarca de Viseu, na abertura oficial da “última grande Festa da Castanha”, antes da pandemia de covid-19.

“Por tudo que Almeida Henriques representa para Sernancelhe, o Município declarou Luto Municipal e colocou a Bandeira a meia haste. (…) Um autarca de trato muito fino, elegante e convicto, que tinha no nosso concelho parte das suas raízes e nutria pela Terra da Castanha um carinho muito especial que fazia questão de enaltecer sempre que nos visitava”, destaca Carlos Silva Santiago.

Os presidentes da Assembleia Municipal, Rui Costa Pereira, e da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira, enaltecem o homem que “demonstrou sempre fortes convicções na defesa intransigente da região de Viseu”.

“Homem que sempre lutou pelo desenvolvimento do interior do país, que combatendo a desigualdade do território, promovia a coesão territorial e a igualdade nacional. Viseu e a região ficam mais pobres, perde-se um homem de caráter humanista e de fortes convicções”, assinam os presidentes.

Também os presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara de Tabuaço assinam um “voto de pesar” por um homem “cujo percurso político faz dele um dos nomes incontornáveis no desenvolvimento do Território” da região.

“Reconhecendo em Almeida Henriques um trajeto admirável, Viseu fica mais pobre e a região perde, igualmente, uma figura que se destacou pelas fortes convicções e caráter humanista que sempre manifestou nos inúmeros cargos que ocupou”, destacam Leandro Macedo (Assembleia) e Carlos Carvalho (Câmara).

Numa nota de pesar enviada à agência Lusa, “secretariado da direção da organização regional de Viseu do Partido Comunista Português, por via do seu eleito municipal, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu” e apresenta as “condolências à família e amigos”.

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, morreu este domingo aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Militante social-democrata desde a década de 1980, era ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidente da secção de ‘Smart Cities’ (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.

O autarca social-democrata foi diagnosticado com covid-19 no início de março, altura em que foi internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal, até esta terça-feira.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
2
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
3
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
4
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde