Investigadores do Politécnico de Leiria apresentam resultados de estudo sobre neurociências aplicadas ao Turismo

Integrado no Festival ART&TUR, que decorre entre terça e sexta-feira, dias 20 e 23 de outubro, em Viseu, um grupo de 10 bolseiros liderado pelos docentes Francisco Dias e Rui Martins, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, vai apresentar os resultados de um estudo de neurociências aplicadas ao Turismo.

Na base da investigação está um conjunto de seis filmes de promoção turística, que integram a lista dos 72 filmes da short list do 13.º Festival ART&TUR, que foram submetidos a estudos experimentais/laboratoriais de neurociências. Os 10 investigadores, liderados pelos docentes da ESTM, monitorizaram o impacto emocional dos filmes, utilizando sistemas de eletroencefalografia (EMOTIV EPOC HEADSET). Cada filme foi visionado por uma amostra de 36 pessoas com capacetes EMOTIV no seu escalpe, medindo as ondas cerebrais a cada milissegundo.

Os resultados finais destas experiências serão apresentados, juntamente com os respetivos filmes, na Conferência Internacional “Tourism Marketing and Destination Branding”, integrada na programação do Festival, numa dinamização do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR) do Politécnico de Leiria. O professor Rui Martins dá início à sessão de apresentação, com uma contextualização dos estudos laboratoriais que visaram deferir o impacto de filmes de promoção turística no cérebro das audiências.

Segue-se a apresentação do primeiro par de filmes, “O Algarve fica-te bem” versus “Turisme en Familia”, analisados pelos bolseiros Ricardo Pãozinho, Sara Araújo e Cláudio Estrela, bem como os filmes “Norway. Seasons” versus “Rijeka – I miss you”, estudados por Ana Carina Pinto, Leonor Nabais e Miguel Ângelo Silvestre. Por sua vez, Ana Rita Martins, Bruno Garreau, Sara Ferreira e Cátia Lucas são os investigadores que vão apresentar os filmes “Rota Eurovelo 1” versus “Reconnect with your Zen -Takahama”.

Após a apresentação de cada par de filmes, serão divulgados e explicados os respetivos resultados em gráficos, que medem as emoções sentidas por uma audiência de 36 pessoas durante o visionamento das obras cinematográficas, assim como uma comparação da performance relativa dos filmes.

Fundado por Francisco Dias, professor da ESTM, o Festival Internacional de Cinema de Turismo trata-se de um evento único no cenário nacional e internacional. Organizado pela Centro de Portugal Film Commission, com o apoio oficial da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, o Festival é simultaneamente um centro de criatividade e inovação no domínio da promoção turística e um fórum de reflexão sobre as novas tendências do Turismo, facilitando o diálogo entre académicos e representantes do setor empresarial.

Este ano, o município de Viseu, por ser o anfitrião do evento, é coorganizador do Festival ART&TUR, que tem como parceiros o CITUR do Politécnico de Leiria, o Politécnico de Viseu e o Comité Internacional dos Festivais de Cinema de Turismo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
2
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
3
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
4
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde