O cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos é candidato às 7 Maravilhas da Cultura Popular

“As tradições não se inventam, as tradições cumprem-se”. É esta máxima que nos rege, enquanto Direção da Associação de Atividades Tradicionais das Cavalhadas de Vildemoinhos. O forte envolvimento desta direção na revitalização das tradições autênticas de Vildemoinhos, terra de moleiros e da broa trambela, tem sido a alma do nosso trabalho.

Somos um povo orgulhoso da nossa aldeia e, como tal, congratulamo-nos com a candidatura do nosso cortejo secular, As Cavalhadas de Vildemoinhos, às 7 maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Rituais e Costumes.

O histórico, festivo e popular cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos, é feito de tradição e de fé, de devoção e alegria e deleita a cidade de Viseu todos os anos, no dia 24 de junho, há 368 anos.

Viseu e viseenses ficam de alma e coração cheios com os trambelos! E por esse motivo as Cavalhadas de Vildemoinhos são parte insubstituível do cartaz de eventos das Festas Populares da cidade, com crescente procura e potencial turísticos.

Assim, é por demais evidente o nosso desejo: homenagear e elevar o legado dos nossos antepassados através da candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Apresentarmo-nos como trambelos artistas que, imbuídos na alegria, na fé e no entusiasmo, renovamos a nossa identidade e história. Queremos mostrar como continuamos a erguer bem alto e a levar bem longe o nome das gentes da nossa terra e a dizer a todos que S. João Batista é o nosso santo padroeiro.

 

História das Cavalhadas de Vildemoinhos:

Reza a história que, em 1652, os moinhos existentes ao longo do rio Pavia estavam parados, porque a água do rio não corria. A responsabilidade seria dos agricultores, que para proverem às suas necessidade de rega fizeram açudes e represaram a água. Os agricultores necessitavam da água para regarem as suas culturas e os trambelos (habitantes de Vildemoinhos) necessitavam da água para fazerem mover as mós que moíam os cereais em Vildemoinhos.
O diferendo originou tumultos vários. Sem resolução à vista, os moleiros, na noite de São João, a pretexto de o festejarem, reuniram-se pela madrugada na capela de São João da Carreira, rogando-lhe que desse ao Pavia um volume de água suficiente para todos.

Foram também rio acima e destruiram os açudes e puseram de novo a água a correr. Assim, os moinhos tornaram a moer e estava assegurado o sustento deste povo. Os proprietários reclamaram ao juiz do povo e, após vários recursos apresentados,  as autoridades de Lisboa deram razão aos moleiros. Estes deliraram de entusiasmo e resolveram ir, na noite de 23 para 24 de junho, em luzida cavalgada a São João da Carreira, agradecer ao santo. Para isso vestiram os seus melhores fatos, enfeitaram de fitas burros e cavalos e, levando à frente um grande “Estrondo”, puseram-se em marcha, com todos os seus serviçais, atrás deles, armados de alavancas, sacholas e roçadoiras. A partir desta data, os trambelos agradecem a São João e festejam todos os anos com as Cavalhadas.

 

 

 O presidente da Direção das Cavalhadas de Vildemoinhos
Acácio Braguez 
Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
2
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
3
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
4
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME