2ªs Jornadas do Ensino Profissional (JEP)

1946

Decorreram, no dia 14 de fevereiro de 2020, as 2ªs Jornadas do Ensino Profissional organizadas pelos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Viriato. As temáticas foram planificadas numa perspetiva interdisciplinar, construindo-se um programa comum aos cursos profissionais de (i) Desporto e Saúde; (ii) Manutenção Industrial e Informática e (iii) Comunicação e Serviço Digital e Técnico Comercial.

Os 350 inscritos (alunos do ensino profissional da escola e de outras 5 escolas dos distritos de Viseu e da Guarda e profissionais de empresas nas quais os alunos realizam os estágios) assistiram a sessões plenárias e participaram em oficinas de trabalho.

Este espaço de debate e de partilha suscitou o interesse do público e permitiu um dia repleto de aprendizagens, promotor de competências do século XXI e que, certamente, contribuirá para a tomada de consciência sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, essencial numa sociedade competitiva marcada por rápidas mudanças e muitas incertezas.

O ensino profissional é considerado, pelas sociedades mais avançadas, como absolutamente central. Desde 2007 que a Escola Secundária Viriato oferece cursos profissionais e, no presente ano letivo, tem 250 alunos nesta via (o maior número de alunos de sempre), o que corresponde a 47% dos alunos do Ensino Secundário da escola.

 

 

Pedro Ribeiro

Foto :

Sessão de abertura:

Pedro Ribeiro, Diretor da Escola Secundária Viriato

Teresa Silva, Representante da DGEstE

Cristina Brasete, Vereadora da Educação da CMV

Diamantino Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu

João Luis Paiva, Presidente do IPV

António Meneses, Presidente do Conselho Geral da ESViriato

Edimeia Gonçalves, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação

Renato Pereira, Presidente da Associação de Estudantes