Vouzela é a primeira autarquia do país reconhecida como “Vila de Excelência – Nível IV”

1526

Vouzela vai ser o primeiro município do país a receber a Bandeira “Vila de Excelência – Nível IV”, como reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território.

O galardão vai ser entregue pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência (RCVE) no dia 21 de abril, pelas 15h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

Os fundamentos para tal acontecimento prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local (PAL) proposto pelo Município de Vouzela, aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a 11 de abril de 2015, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila Turística”.

A autarquia, no dia 8 de março de 2017, hasteou a bandeira Nível III, por ter atingido um nível de execução dos projetos que estavam definidos no referido PAL. Neste preciso momento, e após avaliação da equipa externa da RCVE, foi atingido o grau de maturidade de implementação desses projetos, permitindo, assim, ao município, atingir o nível seguinte, o quarto.

Importa referir que esta Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto que se iniciou em 2013, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade ICVM, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos Municípios Portugueses no Portugal 2020. Com os olhos postos na qualidade de vida dos seus munícipes, esta REDE, de quase 50 municípios, tenta todos os dias trabalhar o presente, com o objetivo de atingir um futuro de EXCELÊNCIA.