Vouzela adere ao sistema da Águas do Douro e Paiva confiante numa melhor gestão

A Câmara de Vouzela quer aderir ao sistema multimunicipal gerido pela Águas do Douro e Paiva para ter “um fornecimento mais sustentável e robusto” e “uma gestão mais inteligente e integrada”, disse hoje o presidente da autarquia.

No Conselho de Ministros de sexta-feira, foi aprovado um decreto-lei que “procede à integração dos municípios de Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, gerido pela Águas do Douro e Paiva, S.A.”.

“A integração de Vouzela no sistema de abastecimento de água em alta que é gerido pela Águas do Douro e Paiva é um avanço significativo para o sistema de água do município”, afirmou Carlos Oliveira à agência Lusa, acrescentando que o processo de adesão “tem vindo a ser estudado já há algum tempo”.

O autarca explicou que, atualmente, “toda a gestão, quer em alta, quer em baixa, é da responsabilidade da autarquia”.

“Temos uma taxa de cobertura superior a 90%, mas quando os verões são um bocadinho mais prolongados ou quando o período de seca é mais alongado, andamos sempre com o coração nas mãos”, admitiu.

Carlos Oliveira lembrou que, em 2017 e 2022, “quando o período de seca foi maior, houve bombeiros a transportarem água de manhã à noite, quase todos os dias, durante muito tempo”.

“Este fornecimento de água em alta pela Águas do Douro e Paiva vem reforçar a capacidade instalada e possibilitar a promoção de outros investimentos estratégicos, porque vamos beneficiar da economia de escala, do ‘know-how’ da empresa e do princípio da especialização”, realçou.

Questionado sobre um possível aumento do preço da água na fatura a pagar pelos consumidores, o autarca garantiu que a adesão ao sistema multimunicipal “não vai ter impacto nas tarifas que estão em vigor à data de hoje”.

“Temos mais de 300 quilómetros de rede no concelho, mais de 70 captações, 39 reservatórios, dezenas de instalações de tratamento de água. É um sistema que, face à nossa realidade e ao facto de não termos uma especialização assim tão grande, é difícil de gerir”, admitiu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
3
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
4
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025

Artigos relacionados

santa-catarina-atualiza-dados-e-retira-um-caso-confirmado-de-covid-19-de-jaguaruna
Barragem-da-Aguieira-1920x1080-1
ESTRADA
Presidenciais 2016 : acto eleitoral
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025