Viseu vai ter bibliotecas digitais para incentivar a leitura

O projeto “365 Dias de Leitura” vai disponibilizar livros digitais em vários locais de Viseu, seja um jardim ou uma central de transportes, o hall de um hotel ou a sala de espera de um cabeleireiro. O processo para sugerir  espaços e os acervos vai começar agora.

A partir de dia 1 de agosto, Viseu acolhe o projeto “365 Dias de Leitura”, que consiste em disponibilizar bibliotecas digitais comunitárias em vários espaços de Viseu, que podem estar no centro histórico, em instituições de intervenção social e cultural e outras entidades que venham a solicitá-lo à organização. O processo de escolha desses locais e as obras que vão integrar cada uma das bibliotecas móveis inicia-se no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor,  e apela à participação da comunidade viseense e não só!

A partir de uma ideia de Cláudia Sousa, o projeto “365 Dias de Leitura”, financiado pelo Viseu Cultura 2021, Linha Programar, vai permitir, até ao final do ano, o acesso gratuito  a mais de 300 livros, através de 15 leitores digitais, específicos para este tipo de leitura.

Associado ao efeito surpresa de encontrar estas pequenas bibliotecas em espaços que podem variar desde um jardim à central de camionagem, de um hotel a um cabeleireiro, passando por um café ou uma associação,”365 Dias de Leitura“ pretende dar valor, promover e investir no livro e na leitura, nas pessoas  e na comunidade.

Ao diversificar os espaços de acesso à leitura, ”365 Dias de Leitura“ pretende contribuir, ainda, para a revitalização, dinamização e sustentabilidade das zonas de interesse patrimonial, motivando a deslocação e o encontro nos locais onde estarão disponíveis, gratuitamente, equipamentos leitores e livros digitais.

Para lá de acrescentar uma oferta cultural diferente e constante,”365 Dias de Leitura“ propõe-se ser acessível a todos, incluindo pessoas cegas e de baixa visão. Cláudia Sousa, profissional de Viseu com trabalho na área da divulgação do livro e da leitura, destaca nesta iniciativa a importância da leitura, quaisquer que sejam os suportes.

Quer escolher livros para cada biblioteca? E os  locais onde vão estar?

Cada um dos leitores funcionará como uma pequena biblioteca, que vai ser construída com a participação e envolvimento de todos os interessados. As condições para participar neste processo estarão disponíveis a partir de 23 de Abril em facebook.com/365diasleitura e instangram.com/365diasleitura. Em maio iniciam-se ações de sensibilização, através da partilha de conteúdos pertinentes, o acompanhamento a livrarias virtuais e o desenvolvimento de acções concretas relacionadas com a leitura dos livros, que contribuam para capacitar e motivar para a participação.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu