União de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita única em Viseu a querer separar freguesias

A União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita foi a única do concelho de Viseu a pedir a desagregação, seguindo a vontade demonstrada pelas populações, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Segundo o presidente da União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, Jorge Nunes, “as populações foram sempre contra a agregação”.

“Enquanto presidente de junta, tive que dar seguimento à vontade do povo”, afirmou Jorge Nunes, contando que, à aprovação em Assembleia de Freguesia (em julho), por unanimidade, seguiu-se a aprovação na Assembleia Municipal de Viseu (em setembro), por maioria.

Jorge Nunes explicou que “foi criada uma superfreguesia com 35 quilómetros quadrados” difícil de gerir e que “não trouxe ganhos para as populações”.

“É uma área muito extensa. É preciso dedicação e um presidente da junta não consegue gerir tudo”, frisou o autarca, considerando que as três terras terão uma melhor gestão “se houver uma junta de freguesia em cada uma”.

A desagregação da União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita foi aprovada na Assembleia Municipal de Viseu de 23 de setembro do ano passado, por maioria, com as abstenções dos presidentes das juntas de freguesia de Repeses e São Salvador, Coutos, Bodiosa, Ranhados e São Cipriano e Vil de Souto.

Pelo menos 185 freguesias agregadas em 2013 pediram ao parlamento, até 21 de dezembro do ano passado, para se desagregarem, no âmbito do mecanismo especial criado para reverter a chamada “lei Relvas”, disse, na altura, à agência Lusa fonte parlamentar.

De acordo com Isaura Morais, a presidente da Comissão parlamentar que acompanha o Poder Local, “caso as propostas recebidas se realizem, acrescentarão 185 freguesias, às 3.091 existentes” atualmente.

O regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias, que entrou em vigor em 21 de dezembro de 2021, prevê um mecanismo transitório que dava um ano às freguesias agregadas na reforma administrativa de 2013 para pedirem a reversão da fusão realizada ao abrigo da chamada “lei Relvas”, caso ainda o desejem, e segundo determinados critérios.

Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.091 juntas, por imposição da ‘troika’ em 2012, quando era responsável o ministro Miguel Relvas no Governo PSD/CDS-PP.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu