Encontra-se patente, nos espaços da Biblioteca D. José Pedro da Silva da UCP Viseu, uma exposição de fotografias, intitulada “O Prazer de Fotografar”, da autoria de Eduardo Teixeira Pinto, a decorrer até 25 de junho de 2021.
Cumprindo com as normas internas de segurança estipuladas pela Universidade Católica Portuguesa e seguindo as orientações da DGS no quadro da Covid-19, a Biblioteca tem o prazer de convidar todos vós a participar deste evento.
Recordamos que a permanência nos espaços da Biblioteca obriga ao uso de máscara e ao cumprimento das medidas de higienização das mãos, assim como a um distanciamento físico adequado. Será aceite um número máximo de 15 pessoas em simultâneo.
Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.
A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.
Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões do Ateneu Comercial de Lisboa (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.
A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, encontra-se instalada, desde agosto de 2017, na Casa da Granja, em São Veríssimo – Amarante, que possui uma sala dedicada ao fotógrafo onde pode ser visto um pouco do seu espolio.
Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação com a referida exposição.