Trilhos e percursos pedestres para um verão saudável e mágico na Beira Baixa

Desconfinamento na Beira Baixa

O REENCONTRO COM A NATUREZA

Quase 700 km de trilhos, percursos pedestres e de bicicletas

 

A aposta num desconfinamento seguro leva-nos a umas férias de verão passadas num reencontro com a natureza em toda a sua beleza e potencialidade. Aliando o útil ao agradável, a Beira Baixa propõe os seus cerca de 700 quilómetros de trilhos, percursos pedestres e de bicicletas para atingir a forma física ideal e reduzir o stress. A escolha é para todos os gostos, dos mais preguiçosos aos mais atletas. São praticamente meia centena de circuitos ao dispor dos turistas que visitem a região.

 

As férias do verão 2021 devem ser feitas em território nacional. Um ano passou e o mundo continua virado do avesso por causa da pandemia de Covid 19. Enquanto se vacinam uns e se desconfinam todos, temos de trilhar o futuro com muita precaução. Na Beira Baixa tem-se estado a preparar o verão com todos os cuidados que a situação exige.

Um dos grandes atrativos, e que têm ganho destaque nos últimos anos, são os trilhos e percursos pedestres.  Na Beira Baixa são quase meia centena. De Penamacor a Vila Velha de Rodão. De Proença-a-Nova a Salvaterra do Extremo, passando por Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova, que aproveitou o confinamento para recuperar os seus percursos.

Há trilhos para todos os gostos e feitios.

Para a observação dos grifos na fronteira com Espanha, pode escolher-se a “Rota dos Abutres” (PR1 IDN). O percurso pedestre inicia-se junto à Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo, em Idanha-a-Nova, rumando ao antigo posto da Guarda Fiscal (Gaseia, como é ali conhecido) pelo caminho (quelha) que lhe dá acesso. É neste local que nidifica e tem o seu habitat uma importante colónia de abutres.

Durante a pré-história, o território da Beira Baixa oferecia condições de habitabilidade a comunidades agro-pastoris que viviam também da caça, da pesca e da recoleção. Por isso, outra das sugestões é – “Os Caminhos da Pré-História” (PR4 VVR) – o território de Fratel compreende o espaço entre o rio Tejo, o rio Ocreza e a crista quartzítica formada pela Serra das Talhadas.

A tradição, a cultura e a história andam sempre de mãos dadas com a Natureza. A “Rota da Vila – Percurso Pedestre de Penamacor” (PR1 PNC) é um circuito fechado de 10 km que parte do Museu Municipal seguindo até ao Geossítio – “Miradouro da Casa do Ramalho. Este percurso não deixa ninguém indiferente.

Outro trilho que o pode ajudar a reviver o passado é “A História na Paisagem” (PR1 PNV). Uma pequena rota por caminhos rurais e tradicionais, trilhos e levadas. É junto ao largo da igreja das Moitas que se encontra o princípio do percurso circular à descoberta dos monumentos megalíticos do concelho de Proença-a-Nova. O percurso pode ser realizado em ambos os sentidos, observando as marcações no terreno.

Um dos circuitos mais cobiçados é: “A Grande Rota Muradal Pangeia – Trilho Internacional dos Apalaches” (GR38 OLR), com aproximadamente 37 km, que contém quatro pontos alternativos de inicio e/ou chegada, no centro das aldeias de Montanha de Estreito, Sarnadas S. Simão, Vilar Barroco e Orvalho. Os trilhos recuperados serpenteiam, em geral, pela linha de cumeada que se desenvolve ao longo do relevo Apalachiano da Serra do Muradal.

Se se sente preparado para uma aventura, experimente a Rota da Gardunha (PR1 CB). São mais de 17 quilómetros, o percurso pedestre inicia-se à entrada de Louriçal do Campo (470m de altitude). Passando pela Igreja Matriz de S. Bento (séc. XVI), as ruas sucedem-se até sair, por entre hortas e olivais, na direção das abas da serra. Se, por outro lado, prefere algo mais leve, faça “O Caminho das Virtudes” (PR2 VVR), com vista para as Portas de Ródão e com um contexto geomorfológico especial, as paisagens deste percurso mostram a beleza deslumbrante de toda a região.

Para os fãs incondicionais das bicicletas, sugere-se a Rota 26 do Centro BTT das Sarzedas. Passa pelas aldeias de Valbom e Martim Branco, segue em direção a Chão da Vã, Salgueiro do Campo e Palvarinho. Percurso com elevado grau de dificuldade recomendado apenas para praticantes experientes – quase 100 km de sobe e desce – dureza! Podem, também, pedalar pela Rota 22. Desenvolve-se ao longo da Ribeira de Almaceda em direção à aldeia de Rochas de Baixo, retomando o percurso para Almaceda. É um percurso fácil, acessível a todos os praticantes da modalidade.

Todos os percursos da Beira Baixa podem ser encontrados no site www.beirabaixatour.pt patrocinado e gerido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, uma associação pública de autarquias locais, que pretende ajudar no desenvolvimento da região, composta pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Vasto, de vales cavados e profundos, e de grandiosas planícies, o território designado por Beira Baixa está situado no centro do país, junto à fronteira com Espanha, sendo delimitado a norte pela Serra da Gardunha e a sul pela planície alentejana.

A natureza aguarda o reencontro com os turistas no verão 2021. Uma vez mais vai ser um verão atípico. O coronavírus deixou marcas em todos, contudo na Beira Baixa os espaços verdes, a natureza a perder de vista, o ar puro e quente da região perfila-se como o local ideal para recuperar de mais uma temporada em confinamento. Nunca é demais recordar que o Interior do país continua a ser a região menos povoada. Se por um lado é um problema, precisamos de gente a povoar e fertilizar as nossas terras, por outro, é uma dádiva termos um local quase virgem para fugir do coronavírus e do reboliço das cidades.

As sugestões são da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no âmbito do Programa Beira Baixa:3 dias. 3 experiências. em parceria com o Turismo Centro de Portugal e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

 

César Nóbrega

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil