Tondela – AEC passa a ser feita por IPSS

O Município de Tondela informa que a gestão das atividades de enriquecimento curricular (AEC) para o ano letivo 2020/2021 passou a ser feita por uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), que é também responsável pela gestão das AEC de mais de 80 municípios.

Como a legislação em vigor sobre esta matéria indica, qualquer município do país pode passar a gestão das suas AEC para uma IPSS, agrupamento de escolas ou associação de pais, pelo que foi colocada em discussão esta possibilidade nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Tondela, que decidiram colocar esta gestão na IPSS Tempos Brilhantes.

Trata-se de uma IPSS com prática reconhecida no desenvolvimento de AEC em 83 municípios de todo o país e que manifestou ao Município de Tondela interesse na participação ativa nestas atividades.

Para salvaguarda dos professores destas AEC, o Município solicitou que esta IPSS se comprometesse a cumprir um conjunto de requisitos que até então vinham sendo praticados e que vão ao encontro da Portaria 644-A/2015 de 24 de agosto.

Assim, esta IPSS compromete-se a pagar aos professores o valor/hora de acordo com a Lei (10,61€), para além de manter os mesmos professores por uma questão de continuidade pedagógica, bem como respeitar a escolha das áreas a administrar, mediante proposta dos professores titulares, do Conselho Pedagógico e aprovadas pelo do Conselho Geral.

Para além das AEC, o Município de Tondela negociou ainda com a IPSS a continuação dos projetos do pré escolar “Minis em Ação” e “Música no Pré Escolar”, no sentido de preencher dos horários dos professores das AEC.

Estes dois projetos são financiados na totalidade pelo Município de Tondela, cabendo apenas à Dgeste a comparticipação das AEC dos alunos do 1.º Ciclo.

Não obstante o cumprimento estrito do que está previsto na legislação, o Município de Tondela ouviu com atenção as preocupações destes professores, que dizem ter perdido algum rendimento.

Como tal, o Município de Tondela estará disponível a reavaliar alguns dos aspetos mencionados pelos professores, conforme acordado em reunião que decorreu ontem, dia 29 de setembro, nos Paços do Município.

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu