TINTO CASA DA ÍNSUA COLHEITA 2012 CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM FRANÇA

1342

A qualidade superior dos vinhos da Casa da Ínsua, do Grupo Visabeira, voltou a ser reconhecida internacionalmente, com o Tinto Casa da Ínsua Colheita 2012 a ser distinguido com medalha de ouro no prestigiado concurso internacional de vinhos “Vinalies International 2016”, que decorreu em Paris, França.

O galardão agora conquistado vem reforçar o já extenso portefólio de prémios, nacionais e internacionais, que os vinhos da Casa da Ínsua têm vindo a colecionar, afirmando-a como uma das referências da produção vinícola da Região Demarcada do Dão.

Produzido a partir das castas Touriga-Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, o Tinto Casa da Ínsua Colheita 2012 foi um dos vinhos portugueses melhor pontuado na 22ª edição daquele concurso organizado anualmente pela União dos Enólogos de França. A elevada concentração aromática, com nuances de frutos vermelhos e especiarias, conquistou de forma clara os jurados do prestigiado concurso francês, que durante cinco dias degustaram, em prova cega, mais de 3500 referências oriundas dos quatro cantos do mundo.

Os trinta hectares de vinhedo, que se estendem em redor do Parador Casa da Ínsua, unidade hoteleira de cinco estrelas localizada em Penalva do Castelo, foram o berço desta colheita, que estagiou seis meses em barricas de Carvalho Americano e Allier Fino.

Recorde-se que a tradição vinícola da Casa da Ínsua remonta ao século XVII, tendo ao longo dos séculos deixado uma marca perene na produção da região, fruto de um processo de constante inovação e apuro da qualidade dos vinhos. A fruição dos vinhos está ao alcance dos visitantes do Parador Casa da Ínsua, hotel do Grupo Visabeira que disponibiliza, ao longo do ano, programas de alojamento combinados com atividades ligadas às lides agrícolas da quinta.
Passear pelas extensas vinhas, como a parcela de Touriga-Nacional, várias vezes premiada, perder o olhar nos 30 hectares de terreno que albergam as castas brancas Arinto, Malvazia- Fina, Semillon e Encruzado e as tintas Touriga-Nacional, Cabernet-Sauvignon, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen ou visitar a adega onde se produzem os vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes Casa da Ínsua, são apenas algumas das sugestões da unidade de charme, que abre as portas do solar do Século XVIII para receber com história e requinte todos os apreciadores de vinhos, de gastronomia e de tranquilidade no meio da natureza.