Sindicato quer saber como é o ‘lay off’ da empresa de transportes urbanos de Viseu

Os trabalhadores da empresa responsável pelos transportes urbanos de Viseu querem mais informações sobre o tipo de ‘lay off’ que a empresa está a praticar e o pagamento pontual dos salários, disse hoje um responsável sindical.

“A empresa só informou os trabalhadores que estava em situação de ‘lay off’, mas todo o processo que diz quem está em ‘lay off’, se é redução, se é suspensão, se é simplificado, ou seja, nada disto foi fornecido ao sindicato, enquanto representante maioritário dos trabalhadores da empresa”, argumentou Hélder Borges.

Este dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) na região Centro adiantou à agência Lusa que “a própria segurança social, que é quem faz o deferimento do processo de ‘lay off’, também devia ser mais rígida com estas empresas que não cumprem”.

Isto, porque, explicou, “a empresa não está a cumprir com o pagamento pontual dos trabalhadores” e o salário deste mês “começou a ser transferido, a sua maioria, na sexta-feira, porque o sindicato avisou do plenário de hoje”.

A empresa tem vindo, “desde há algum tempo” a “arrastar o pagamento, ou seja, começou a atrasar para dia 02, depois 05, a 08 e no mês passado foi a 17, dia em que realizámos um plenário e antes de o começarmos chegou a informação de que iam ser pagos”, explicitou.

Neste sentido, Hélder Borges questionou se “tem de ser o sindicato a pressionar” para a empresa pagar, uma vez que, “no mês passado, diziam que não havia dinheiro, não havia condições para pagar aos trabalhadores e antes de começar o plenário” surgiu “a informação de que ia ser feita a transferência dos salários”.

Hélder Borges disse que “há um descontentamento muito grande por parte dos trabalhadores, porque continuam a não entender porque é que a empresa está a utilizar os trabalhadores nesta situação”, pois “com a empresa em ‘lay off’, os trabalhadores acham que estão a ser utilizados para outras coisas que não o erviço ao público”.

Hoje ficou agendado “um novo plenário para o dia 06 de abril, porque os trabalhadores não aceitam que todos os meses se ande nesta situação de a empresa não cumprir pontualmente com os salários”, reforçou.

À agência Lusa Hélder Borges referiu que das três resoluções saídas no plenário de fevereiro entregues à administração da empresa, à Câmara Municipal de Viseu e à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), só esta última respondeu.

“Até ao momento, só temos resposta da inspeção de trabalho que fez um contacto telefónico a dizer que iam pressionar a empresa nos pagamentos, mas foi a única a reagir. A Câmara Municipal [de Viseu] que entregou este serviço à Berrelhas deve fazer com que a empresa cumpra com os seus encargos – tem de pressioná-la para cumprir com as suas obrigações”, sublinhou.

Tal como a segurança social “porque se a empresa está num processo de ‘lay off’, obrigatoriamente tem de ter as dívidas em dia, e não pode estar com os pagamentos atrasados aos trabalhadores”, defendeu o sindicalista.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia