Sementeira 9: a semear a cultura no centro histórico de Viseu de 2 a 11 de julho

A nona edição da Sementeira arranca na sexta-feira no centro histórico de Viseu e conta com espetáculos de dança, música, teatro, conversas e uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas, anunciou hoje a organização.

“Graças à resposta que obtivemos ao nosso chamamento, que tal como em outros anos, este ano também foi muito boa, vamos conseguir ter uma exposição coletiva que reúne trabalhos de 22 artistas, por acaso, todos de Portugal”, explicou à agência Lusa Carolina Gomes.

A mostra estará visível no número seis da Rua das Ameias, junto à Sé de Viseu e conta, no mesmo espaço, com fotografia, pintura, escultura e algumas obras com técnicas mistas de artistas repetentes, mas também de estreantes.

Uma das estreias, adiantou Carolina Gomes, “é o fotógrafo Pedro Gomes Almeida, que apresenta a série de retratos intitulada ‘Entre as margens do Ser’, de pessoas trans, recentemente distinguida com uma menção honrosa na categoria de Retrato no Prémio Estação Imagem”.

Entre os artistas que estão de volta a Viseu, esta responsável destacou “Sérgio Amaral, desenhista e pintor, escultor e ceramista, por vocação e profissão de fé”, que “desenvolve pesquisas experimentais e ensaia novos materiais como o ferro e o barro e tem feito o seu percurso na escultura, na modelagem e na cerâmica, com especial interesse pelo barro negro”.

“Temos trabalhos muito diferenciados, alguns misturam técnica de costura, vamos ter mesmo um vestido de um designer, temos também, por exemplo, uma parede inteira com uma composição e colagens, ou seja, é mesmo uma exposição muito heterogénea”, revelou.

Além da exposição coletiva, “há também música, dança, teatro e há dias em que há duas atividades, graças à resposta que foi muito rica. E as habituais conversas, com muita cultura, pensamento crítico e vontade de construção política”.

A partir de sexta-feira e até dia 11, é possível assistir “a alguns artistas pela primeira vez na Sementeira, mas outros que gostam de marcar presença ao longo dos anos, quer estudantes que saíram para fazer a sua formação e estão de regresso, quer outros artistas que gostam de marcar presença”.

“O Dj Feizer vai estar pela primeira vez na Sementeira, como também, por exemplo, Habibah da Lua, que é dança do ventre, e com teatro está o Visiunarte, que já se inscreveu noutros anos, mas nunca foi possível conciliar agendas e este ano conseguimos”, destacou.

Carolina Gomes disse ainda que todas as atividades “irão cumprir com as regras” da Direção-geral da Saúde (DGS) e que “todos os dias haverá uma avaliação para a eventual necessidade de alterar alguma coisa ou alguma atividade”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu