Seia e São Romão servidas com 35 novas ilhas ecológicas

Novos equipamentos de deposição de resíduos – ilhas ecológicas – entraram em funcionamento ontem,20 de maio. O momento foi simbolicamente assinalado com a abertura, durante a manhã, da “ilha ecológica” instalada junto ao Mercado Municipal de Seia, com a presença do Presidente do Município de Seia, do Presidente da Associação de Municípios da Região Planalto Beirão (AMRPB) e do seu Secretário Executivo.
Nesta primeira fase ficarão ao serviço 25 ilhas ecológicas, das 35 que integram o novo sistema de deposição com contentores subterrâneos de resíduos valorizáveis e indiferenciados, instalados nas zonas de maior densidade populacional na cidade de Seia e em São Romão.
As outras 10 estão equipadas com tecnologia de controlo de acesso para utilizadores – o projeto piloto PAYT (pay-as-you-throw), e pelo facto de ser necessário um contacto prévio e direto com os utilizadores, não poderão entrar para já em funcionamento. As medidas de prevenção contra a transmissão da pandemia da doença COVID-19 impossibilitam a realização destas ações, assim como as atividades de sensibilização previstas, também porta a porta, tendo apenas sido enviado um desdobrável informativo por correio nas áreas abrangidas. A pandemia também justifica o atraso na implementação do novo sistema que estava previsto para 21 de março.
O novo sistema ilhas ecológicas resultam de uma candidatura apresentada pelo Município de Seia e a AMRPB ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). O investimento total do novo sistema em Seia é superior a um milhão de euros.
Por sua vez, os contentores e ecopontos existentes (que as ilhas ecológicas vão substituir) vão ser retirados durante os próximos dias e irão reforçar outras localizações. Por esta via e com a colocação de 92 novos ecopontos de superfície e a implementação das 35 ilhas ecológicas, a capacidade de Recolha Seletiva (reciclagem) no concelho de Seia é consideravelmente ampliada. Em um ano a rede de ecopontos passa de 141 para 268.
Paralelamente, no sentido de reforçar as metas de reciclagem, encontra-se a decorrer desde outubro do ano passado um projeto piloto de recolha seletiva de proximidade, no pequeno comércio, restauração e serviços do concelho.
Este serviço porta a porta no comércio, suspenso devido à pandemia e que será retomado no início de junho, tem como objetivo principal reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados produzidos, encaminhando na origem os resíduos valorizáveis, aliviando a capacidade dos ecopontos na via pública para o uso devido, que é doméstico.

Esta aposta do Município de Seia pretende potenciar a capacidade de deposição de resíduos, requalificar espaços urbanos, melhorar a ocupação da via pública, reduzir os custos ao nível da recolha de resíduos e da manutenção dos equipamentos, com o objetivo de incrementar a taxa de reciclagem.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia