Requalificação e reabilitação de rios e ribeiros do concelho de Tondela em curso

O Município de Tondela tem em curso uma intervenção que consiste na requalificação e reabilitação de ecossistemas de rios e ribeiros em diferentes pontos do concelho.

Esta intervenção ascende a 180 mil euros, uma verba proveniente do Fundo Ambiental, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que se destina às áreas atingidas pelos incêndios em outubro de 2017.

De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes esta intervenção nas zonas de bacias e albufeiras arrancou em abril e deverá prolongar-se até ao final de junho.

“Esta intervenção, surge no domínio da regularização fluvial no após incêndio 2017, e reveste-se de primordial importância para a salvaguarda dos ecossistemas ribeirinhos, pretendendo com a mesma repor as condições funcionamento e estabilização da galeria ripícola, mitigando-se desta forma as consequências do incêndio”, explicou.

Os trabalhos estão em curso no Rio Criz junto à zona de Lazer de Várzea do Homem, mas está também prevista a intervenção na zona de Caparrosa /Silvares, no Couço e ainda na Lajeosa do Dão, locais atingidos pelos incêndios de outubro de 2017.

A intervenção consiste em ações de silvicultura (corte de silvas e mato), de forma a que haja regeneração natural das espécies – gramíneas e arbustos, devolvendo vida aos rios, garantindo-se deste modo a sobrevivência da fauna e flora características destes locais.

Encontra-se também englobada nesta intervenção a recuperação dos taludes ribeirinhos da margem dos rios, com a construção de “muros” naturais, recorrendo-se para o efeito á madeira das árvores queimadas pelo incêndio.

Segue-se a parte da plantação de espécies arbóreas, arbustivas e helófitas.

Esta intervenção prevê ainda que seja feita a estacaria de espécies nativas locais (amieiros, salgueiros e sabugueiros) e a parte técnica de engenharia natural: a comunicação de fascinas, aplicação de entrelaçados, aplicação de bio-rolos, fardos de palha que servem como filtros naturais de água, micro açudes e travessões para retenção de sedimentos.

Em curso estão também obras de engenharia civil, que preveem o que sejam levados a cabo desassoreamentos, passagens hidráulicas, pontes, muros de alvenaria junto às linhas de água ou enrocamentos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia