Quinta da Cruz, em Viseu, acolhe nova exposição temporária sobre o Dadaísmo

1070

A mostra, intitulada “Diálogos Exemplares – M. Duchamp vs. Leonardo. Anti-Arte vs. Arte”, chegou ao Museu Municipal  dia 5 de agosto

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu recebeu , dia 5 de agosto, uma nova exposição temporária, intitulada “Diálogos Exemplares – M. Duchamp vs. Leonardo. Anti-Arte vs. Arte”, que traduz o trabalho individual de quatro artistas, que se apresentam em conjunto, formando o coletivo “Os Nefelibatas”.

Este momento de inauguração, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, também responsável pelo pelouro da Cultura.

 

Nesta exibição, os autores Fernando Oliveira, José Luís Loureiro, José Pereira e Luís Calheiros evocam a busca pelo “ainda-não-feito”, assunto que marca a atividade das primeiras vanguardas do século XX, nomeadamente do Dadaísmo.

Esta coletânea inédita, que engloba diversas técnicas artísticas tais como o desenho, a pintura, a fotografia, as impressões e as instalações artísticas, estende-se por três salas do Museu, apelidadas pelos artistas: a sala thanatos, o salão gu-gu, dá-dá e a sala giotonta.

A apresentação constitui uma proposta de colaboração entre o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, e o Instituto Politécnico de Viseu, através dos alunos finalistas de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação.

A participação na inauguração e visita requer inscrição prévia, a qual pode ser realizada de forma gratuita, através de formulário próprio, disponível em www.cm-viseu.pt.

A exposição estará patente na Quinta da Cruz até ao dia 30 de setembro.