PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA – CPCJ DE NELAS E CÂMARA MUNICIPAL MOBILIZAM 800 PARTICIPANTES EM CAMINHADA

1573

No intuito de consciencializar a comunidade local para a importância da prevenção contra a violência infantil e para o fortalecimento de laços familiares, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas e a Câmara Municipal de Nelas associaram-se à iniciativa Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovendo hoje, dia 29 de Abril, a Caminhada “Crianças Felizes”, actividade que contou com a participação de cerca de 850 crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Concelho de Nelas, pais e familiares. Com concentração na Praça do Município, onde decorreu uma aula de zumba, os participantes percorreram, de seguida, as ruas da Vila de Nelas, envergando camisolas de cor azul, numa alusão ao Laço Azul, símbolo da luta contra a violência infantil.

Seguiu-se, na Mata das Alminhas, a realização de um Laço Azul Gigante, acção que mobilizou todos os participantes e adquiriu um sentido reforçado para a tomada de consciência de que é necessário responsabilizar toda a sociedade para a erradicação de maus tratos, promovendo um maior envolvimento comunitário na denúncia destas situações e no reconhecimento da protecção dos Direitos da Criança.

Ao longo desta actividade, a Presidente da CPCJ de Nelas, Prof. Maria do Carmo Borges e o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dr. José Borges da Silva, realçaram o papel que a Câmara Municipal de Nelas tem desempenhado na sensibilização da comunidade para causas sociais e o empenho em implementar soluções que informem e dêem visibilidade a estas temáticas. Reforçaram também a importância em desenvolver procedimentos cada vez mais eficazes para a detecção destas questões que passa também pela articulação e por um esforço conjunto entre as diversas instituições do Concelho, nomeadamente escolas, associações e unidades de saúde, promovendo, assim, plataformas essenciais de prevenção e colaboração.

Integrado nesta iniciativa decorre ainda amanhã, dia 30 de Abril, no Antigo Balneário dos Ingleses, Urgeiriça a ação “STOP aos Maus Tratos: Só o Coração pode bater”, onde está agendado, pelas 21h00, a exibição do filme “Estátuas Humanos”, seguindo-se as intervenções do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim com a peça “O Macaco de Rabo Cortado”, do Jardim Escola João de Deus com “Os Direitos e os Deveres das Crianças” e com o Teatro Hábitos que encerra a sessão com a performance “Teatro Forum”.