Serão as comunidades centrais para o desenvolvimento dos territórios (inteligentes)? Pode o Turismo ser uma oportunidade para os territórios de baixa densidade? Qual o papel do digital na mediação das comunidades em rede? O debate em torno destas questões irá enquadrar todo programa do Seminário “TERRITÓRIO E INOVAÇÃO: DISCURSOS E PRÁTICAS”. Trata-se do segundo Seminário do Programa CeNTER, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), que terá lugar dia 03 de abril, a partir das 9h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria.
Este segundo momento de apresentação pública do Programa pretende reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e conhecimento sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.
O Seminário terá como keynote speaker Álvaro Domingues, geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, colunista do jornal Público. Como investigador e ensaísta publica regularmente sobre temas como desenvolvimento regional, estudos urbanos e paisagem.
O Programa Integrado Redes e Comunidades para a Inovação Territorial (CeNTER) visa estudar e analisar as dinâmicas entre os diferentes atores regionais (instituições públicas, empresas e comunidades) envolvidos no desenvolvimento da Região Centro. Consequentemente, pretende identificar os instrumentos de políticas públicas que melhor permitam a valorização dos recursos territoriais, a fim de promover o emprego e a qualidade de vida na Região.
O Programa CeNTER (CENTRO-01-0145-FEDER-000002) é promovido pela Universidade de Aveiro e financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). Com uma duração de 36 meses, teve o seu início formal em abril de 2017.
O Seminário é de entrada livre (lugares limitados), mas requer inscrição.
Todos os detalhes sobre o programa do Seminário e registo da inscrição estão disponíveis no website do Programa CeNTER, em http://center.web.ua.pt/.