Postos de informação da Turismo Centro de Portugal aptos a prestar atendimento inclusivo

1223

Os Postos de Informação Turística de Aveiro e Leiria da Turismo Centro de Portugal estão, a partir de agora, aptos a proporcionar um atendimento inclusivo a visitantes com necessidades específicas, estando igualmente previstas intervenções idênticas no Posto de Informação Turística de Coimbra. A disponibilização de instrumentos de informação turística acessível e inclusiva acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, que este ano tem como mote “turismo para um crescimento inclusivo”.

Entre as várias melhorias, os serviços de atendimento encontram-se dotados de piso podotátil direcional, desde a entrada dos edifícios até ao atendimento. Esta solução de acessibilidade alerta sobre obstáculos e direciona o caminho às pessoas com deficiência visual. Os espaços dispõem igualmente de uma estrutura que acolhe um mapa tátil acessível com língua braille e com cores adequadas a pessoas de baixa visão.

Os visitantes com deficiência cognitiva e auditiva poderão ter acesso a conteúdos turísticos, através da consulta de um tablet específico. Estes conteúdos estão disponíveis em linguagem simplificada, com diversos idiomas, em linguagem pictográfica e em língua gestual portuguesa e gestos internacionais.

Da mesma forma, foram também impressos folhetos acessíveis, em português, espanhol, inglês e francês, com indicações para a visita à região Centro de Portugal e às cidades de Aveiro, Coimbra e Leiria. Os conteúdos dos folhetos estão disponíveis em linguagem simplificada, braille, linguagem pictográfica e língua gestual portuguesa e gestos internacionais. É possível aceder a estes conteúdos em formato digital, via QR Code.

Todos estes suportes comunicacionais estão também acessíveis no site da Turismo Centro de Portugal, em https://turismodocentro.pt/roteiros/turismo-acessivel.

“A inclusão de todos os visitantes está no topo das prioridades da Turismo Centro de Portugal. As limitações físicas ou cognitivas não podem ser um obstáculo intransponível para quem quer descobrir esta região e usufruir das suas experiências, a começar pelos postos de atendimento. Estamos a fazer a nossa parte para que o Turismo seja verdadeiramente inclusivo”, destaca Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Este projeto de adaptação nas nossas instalações e de produção de conteúdos acessíveis é apenas o início do que se pretende implementar, num futuro próximo, em todos os serviços de atendimento turístico. O objetivo é dotá-los de soluções de promoção turística dirigidas a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, tendo por objetivo garantir um acolhimento inclusivo a todos os visitantes”, acrescenta.