Portugal recebe maior exposição de esculturas de sempre Viseu é um dos 20 locais selecionados pelo escultor alemão Robert Schad

2002

Atualmente 57 esculturas imponentes enriquecem a paisagem portuguesa de norte a sul e de este a oeste. Robert Schad, o autor da Cruz Alta de 34 metros do Santuário de Fátima, escolheu 20 locais para o seu “Percurso Lusitano”. Trata-se de «estruturas em aço maciço vermelho de barras quadradas com uma secção constante de 10 centímetros por 10 centímetros. As esculturas criam um itinerário pelo país», explica Robert Schad e acrescenta: «Escolhi sítios tipicamente portugueses, onde se sente a alma lusa. Escolhi vilas e cidades e todos os locais são igualmente importantes. Em conjunto, constituem o Percurso Lusitano para o qual quero convidar as pessoas a ver e descobrir de novo locais conhecidos e a refletir sobre o diálogo entre a escultura e o meio envolvente. As minhas esculturas são visitantes que fazem perguntas ao espaço em que se inserem. Para desenvolver a sua presença precisam de espaço físico e psíquico.»

O “Percurso Lusitano” é a maior exposição de esculturas de sempre em Portugal e umas das maiores exposições itinerantes do mundo. Em abril de 2018 vai seguir para a Alemanha, o pronto de partida do projeto em 2011. A exposição fez escala na Áustria, na Itália e em França. «Queria integrar Portugal no projeto porque devo muito a este país, a nível pessoal e profissional. Comecei a minha carreia em Portugal, em 1980, e tenho a minha segunda residência em Chamosinhos, Vila Nova de Cerveira, há 35 anos», informa Robert Schad que nasceu em 1953 em Ravensburg/ Alemanha e que vive em Larians/ França.

Os locais da exposição:
1 – Mosteiro de Sanfins, Friestas
2 – Município de Valença do Minho, Fortaleza
3 – Município de Vila Nova de Cerveira
4 – Município de Santo Tirso
5 – Quinta das Camélias, Fornelos
6 – Vila Chã
7 – Município da Maia
8 – Canidelo
9 – Praia de Valadares
10 – Gulpilhares / Praia de Miramar
11 – Praia da Granja
12 – Têdo / Santo Adrião
13 – Município de Viseu
14 – Santuário de Fátima
15 – Casino Estoril
16 – Município de Cascais
17 – Castelo de Evoramonte
18 – Município de Estremoz
19 – Castelo de Veiros
20 – Quatro Estradas, Freguesia de Tavira