Politécnico de Viseu promove colóquio sobre o Caminho Português Interior de Santiago

Uma iniciativa que pretende observar esta importante rota de peregrinação numa perspetiva multidisciplinar, valorizando quer aspetos históricos, patrimoniais, culturais e religiosos, quer aspetos económicos, sociais e lúdicos relevantes para o desenvolvimento local e regional.
O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), parceiro institucional das comemorações dos 40 anos do Politécnico de Viseu (PV), acolhe no próximo dia 27 de agosto, quinta-feira, às 18h30, o colóquio “Caminho Português Interior de Santiago: Novos Olhares”. O evento tem entrada gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória aqui. Previamente, às 17h30, é possível participar numa visita à exposição “A Natureza está no interior”, patente no MNGV.

Promovido pelo PV e pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), o evento conta com as intervenções de João Nunes, docente da ESEV, sobre o tema “O Caminho Português do Interior no passado: aspetos históricos e religiosos dos peregrinos e itinerários de peregrinação”; Odete Paiva, Diretora do MNGV e docente de carreira do Politécnico de Viseu, com um olhar alusivo à “Cultura e património: políticas de conservação e valorização do Caminho de Santiago”; Vítor Martinho, docente da Escola Superior Agrária do PV que aborda a temática “O Caminho de Santiago enquanto instrumento de desenvolvimento local e regional” e João Luís Garcês, docente da ESEV, que conclui o painel com uma intervenção sobre “O peregrino na atualidade: aspetos lúdicos e atividade física em contextos de peregrinação”.

As primeiras referências documentais à existência de uma via que atravessava a região de Viseu e se dirigia a Santiago de Compostela datam do século XII. No decurso dos séculos, milhares de peregrinos, de variadas proveniências, calcorrearam estradas viseenses com destino ao túmulo do Apóstolo. Nos séculos XIX e XX, o Caminho do Interior entrou em declínio, em detrimento de peregrinações regionais e das peregrinações a Fátima.

A reabilitação do Caminho do Interior aconteceu em finais do século XX e em 2007, no contexto da valorização e afirmação das rotas jacobeias, foram referenciados vários itinerários, entre as quais o Caminho do Interior que partia de Viseu em direção a Chaves com ligação à fronteira por Verín. O traçado foi aberto, sinalizado e inaugurado oficialmente em 2012, a partir da antiga rota que passava pela região. Contudo, apesar da referenciação do itinerário, pouco se sabe sobre esta importante rota de peregrinação, quer no que respeita a aspetos ligados ao seu passado, quer sobre a realidade presente.

Este colóquio pretende assim dar resposta a um conjunto de questões que ainda não têm resposta: quem eram os peregrinos, quais as suas origens e por que motivos empreendiam esta rota jacobeia? Quem são os peregrinos atuais e quais os motivos que os levam a realizar o Caminho Português do Interior? O itinerário atual, definido em 2007, coincide com o itinerário que era realizado pelos peregrinos no passado? Qual a importância do Caminho Português do Interior para o desenvolvimento regional? E qual a sua relevância para a valorização do património cultural da região de Viseu?

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia