Pedrógão Grande | depois dos incêndios do verão passado, chegam as startups

O dia 17 de junho do ano passado ficou marcado pelo incêndio mais violento que Portugal já conheceu. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 mortos, 254 feridos (dos quais, sete graves) para além de habitações, bens, propriedades e empresas devastadas.

Face à tragédia, três amigos com raízes na região decidiram contribuir com o seu know-how para o renascer da atividade económica local. A primeira fase chegou em Outubro, sob a forma de conhecimento, com a organização da conferência ‘Re-Nascer – Depois das Cinzas’, que levou a Pedrógão Grande empresários e gestores naturais desta região e com sucesso firmado nacional e internacionalmente, para inspirar e envolver os agentes económicos locais.

Nesse momento, foi anunciado o lançamento do ‘Re-Nascer Challenge’, um programa de aceleração de startups locais, criadas por pessoas afetadas direta ou indiretamente pelo fatídico incêndio do ano passado.

Meio ano depois, serão apresentados (no dia 5 de maio) os projetos desenvolvidos no âmbito deste programa.

O concurso ‘Re-Nascer Challenge’ teve uma grande receptividade por parte da comunidade local. Desde Fevereiro que os empreendedores concorrentes estão a desenvolver os seus projetos com o apoio de mentores e têm tido ações de formação em áreas estratégicas, com especialistas como Rafael Nacif, ou o Frederico Carvalho, que é um dos maiores especialistas em marketing digital no nosso país.

Para a organização, está a ser um percurso muito gratificante. Os projetos estão a evoluir e, no dia 5 de maio, irá ter lugar a grande final, onde todos os empreendedores apresentarão as suas propostas ao público e a um júri.

Agenda do evento:
9h30 – Check-in
10h00 – Aula aberta sobre gestão de recursos humanos, equipas e finanças, com Paulo Barradas da Bluepharma e algumas pessoas da sua equipa de gestão.
Até agora, durante o processo de aceleração, têm sido desenvolvidas formações fechadas e muito focadas no plano de negócios. Esta, será a única sessão aberta e com temas orientados a todos os empresários, ou seja, serão tratados temas sobre o “pós” empresa aberta e não sobre o momento onde ainda está a ser desenvolvida a ideia.
12h00 – intervalo
14h00 – Pitch/apresentações individuais de cada empreendedor.
Júri composto por pessoas com provas dadas. Confirmações de Paulo Barradas da Bluepharma e de João Paulo Catarino, responsável pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
haverão ainda outras empresas reconhecidas representadas, bem como organismos públicos. O público será também chamado à escolha dos projetos.
16h00 – Sessão de encerramento e anúncio dos vencedores. Presença, a confirmar, do Ministro Adjunto Pedro Siza Vieira na sessão de encerramento.
17h00 – After Party

Mas o projeto Re-Nascer está a “ganhar asas” e, no encerramento, serão lançadas 3 grandes iniciativas:
1) O RE-NASCER SUMMIT – grande evento anual de empreendedorismo do interior, onde virão grandes empresários, investidores e organizações relevantes no ecossistema empreendedor nacional e internacional. Com este evento pretende-se trazer todos os anos inspiração para os empreendedores locais, debate sobre os principais desafios para o futuro e promover um grande momento de networking entre entidades locais e todos os convidados.

2) O RE-NASCER CHALLENGE – grande concurso anual de startups no interior, como objetivo de descobrir talentos, ideias, projetos e marcas, de forma a serem dadas condições para que possam crescer e transformar-se em projetos sustentáveis. Os concorrentes passam por um programa de aceleração, com formação e mentorização, para que no final consigam apresentar a sua ideia a potenciais investidores, bem como dar a conhecer a sua startup ao público geral.

3) O RE-NASCER HUB A PONTE – uma rede de incubadoras que servirá de ponto de apoio permanente a empreendedores. Nestes espaços de portas abertas, pretende-se trazer um ambiente de inspiração constante, com as formações e workshops. Espaços de co-work e salas, para que as empresas se possam instalar e, num ambiente de colaboração, consigam reunir sinergias e ser mais fortes. Estes espaços serão igualmente um ponto de atendimento, no apoio aos desempregados para desenvolverem os seus projetos de auto-emprego.

No encerramento serão anunciados a data do próximo RE-NASCER SUMMIT e o 1º local do RE-NASCER HUB A PONTE.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia