Pedro Tudela mostra obras a partir de objetos na exposição "Gran Tour" em Itália

Obras do artista plástico Pedro Tudela, criadas a partir de objetos como uma pedra vulcânica, vão estar em exposição a partir de quinta-feira no Convento Del Ritiro, em Siracusa, Itália.

A exposição “Grand Tour” resulta de uma residência curatorial e artística na primavera de 2019, na Sicília, durante a qual colecionou quatro objetos de diferentes proveniências, nomeadamente do vulcão Etna, de Siracusa, e da sua costa marítima mais próxima.

Esses objetos – uma barra de ferro, uma pedra vulcânica e um par de cordas – tornaram-se o mote das obras de arte desenvolvidas por Pedro Tudela, segundo a organização.

As obras de arte “revelam as diferentes civilizações e apropriações culturais de Siracusa, através das diferentes camadas que se tornaram parte deste projeto: elementos naturais, artesanato tradicional em cerâmica e objetos comuns recolhidos numa marina e num farol”, indica uma sinopse divulgada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), que apoiou o projeto.

O título da exposição remete para as ‘Gran Tour’ que alguns europeus faziam durante longos meses entre o norte e o sul da Europa, em tempos em que não tinham recurso à câmara fotográfica, usando impressões em água forte, e levando consigo os objetos que mais os surpreendiam.

A curadoria é de Luís Pinto Nunes, Luís Albuquerque Pinho e Mafalda Rangel.

Nascido em Viseu, em 1962, Pedro Tudela concluiu o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), em 1987.

Organizou exposições nacionais e internacionais de pintura, arte postal e performance, fundou o coletivo multimédia Mute Life Dept, e enveredou pela produção sonora em 1992, participando em concertos, performances e edições discográficas, em Portugal e no estrangeiro.

Trabalha em cenografia desde 2003 e expõe individualmente com regularidade desde 1981, estando representando em museus, coleções públicas e particulares.

A residência e exposição foi concretizada com o apoio da MADE Program Accademia di Belle Arti Rosario Gagliardi Siracusa, da autarquia de Siracusa e da Kubikgallery, financiado pela DGArtes, Fundação Calouste Gulbenkian, e pela Câmara Municipal do Porto.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia