Patrícia Portela substitui Paula Garcia na direção do Teatro Viriato, de Viseu

A artista e escritora Patrícia Portela, que vive entre Portugal e Bélgica, vai substituir Paula Garcia na direção artística do Teatro Viriato, anunciou hoje o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV).

Segundo o CAEV, que é a entidade responsável pela gestão e programação do Teatro Viriato, Patrícia Portela irá fixar-se em Viseu a partir de 01 de março, sucedendo a Paula Garcia, “que deixa o seu lugar para abraçar um novo desafio profissional”.

“Profunda conhecedora do Teatro Viriato e uma das artistas que tem marcado presença assídua na sua programação, Patrícia Portela é reconhecida nacional e internacionalmente pela singularidade da sua obra, tendo recebido por ela vários prémios”, sublinha.

A nova diretora do Teatro Viriato criou espetáculos como “Flatland, Wasteband”, “Por Amor” e “Parasomnia” e é autora de várias obras literárias, como “A Coleção Privada de Acácio Nobre”. O seu trabalho tem circulado pelo mundo, “estabelecendo relações com várias instituições culturais internacionais”, acrescenta o teatro.

Enquanto autora do projeto artístico em vigência (financiado pela Direção Geral das Artes e pela Câmara de Viseu), Paula Garcia manter-se-á como presidente da direção do CAEV.

No final de 2016, Paula Garcia – que exercia as funções de diretora adjunta desde 2007 – foi anunciada como nova diretora do Teatro Viriato, sucedendo ao bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro.

O CAEV agradece “a dedicação, empenho e profissionalismo sempre manifestados por Paula Garcia, desde 1999, com particular distinção desde que assumiu a direção do Teatro Viriato, contribuindo, inequivocamente, para o reconhecimento desta instituição cultural no panorama nacional e internacional”.

Nascida em 1974, Patrícia Portela tem licenciatura em Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa), mestrado em Cenografia e Dramaturgia do Espaço pela Universidade de Utrecht e pela Central Saint Martins – University of the Arts de Londres e uma pós-graduação em Teatralidade e Performatividade pelo Arts Performance and Theatricality de Antuérpia.

Patrícia Portela fez também um estágio em Som, Edição e Documentário na European Film College of Cinema em Ebeltoft (Dinamarca), um mestrado em Filosofia pela Universidade de Leuven e encontra-se a concluir o doutoramento em Artes e Multimédia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

É autora de vários romances e novelas, como “Para Cima e não para Norte” (2008), “Banquete” (2012) e “Dias úteis” (2017) e colunista do Jornal de Letras Artes e Ideias.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
2
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
3
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME
4
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros