Passeio interpretativo na Serra da Gardunha

2031

No âmbito do Projeto “Abeirar”, o Município do Fundão, em parceria com os Caminheiros da Gardunha, irão promover, no dia 2 de outubro, às 8h45, um passeio interpretativo na Serra da Gardunha, inspirado na temática da ROCHA e na obra “Orologia da Gardunha”, de José Inácio Cardoso.

Neste passeio os participantes terão oportunidade de descobrir, num percurso inspirador, a importância da “Rocha” como elemento vital da Serra da Gardunha e contam com a presença dos convidados Fábio Loureiro, do Estrela Geopark, Pedro Salvado, do Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro e Sílvia Ferreira, atriz.

O Projeto “Abeirar” nasceu do cruzamento de objetivos entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), a Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela GEOPARK e a Universidade da Beira Interior (UBI), com a missão de potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

O ciclo de eventos “Abeirar” irá percorrer os 15 concelhos CIMBSE, numa sequência de três temporadas, cada uma dedicada a um tema central para o território – água, céu e rocha. As atividades são inspiradas a partir de um livro e nas estórias da terra, mas também nas estórias da ciência, promovendo o conhecimento e o envolvimento dos cidadãos por um bem comum, por um mesmo território.