Onofre Varela no Museu do Imaginário

 

Desde o passado dia 31 de Janeiro que o Museu do Imaginário Duriense alberga Rostos e Risos, exposição de Onofre Varela, um dos nomes de referência da caricatura em Portugal. Estará patente até 31 de Março, em Tabuaço, a Terra longínqua onde as pessoas são iguais ao resto do mundo.

Rostos & Riso é, como o nome indica, uma colectânea de trabalhos onde podemos reconhecer Rostos da política, cultura, desporto e tantas outras áreas e partilhar Risos, através de caricaturas e desenhos na sua maioria alusivos também às áreas da política e do desporto, principalmente. Esta é, aliás, a segunda exposição do cartunista português em Tabuaço. A primeira esteve patente em 1998, no edifício onde hoje está a Loja Interactiva de Turismo. As ligações de Varela a Tabuaço remontam, no entanto, à sua infância, altura em que o pai, empresário, assume a gestão de uma padaria em Tabuaço e onde aquele que é, efectivamente, um dos mais consagrados jornalistas portugueses fez a primeira classe da instrução primária, entre os 7 e os 8 anos de idade.

Onofre Varela confessa-nos que foi em Tabuaço onde aprendeu que seja em que parte do mundo se estiver, afinal, as pessoas são todas iguais. Isto porque a sua primeira grande viagem foi a que fez de comboio do Porto até à Régua, e depois de camioneta até terras de Tabuaço, uma viagem que demorou um dia a ser feita. Na sua imaginação de rapaz, perguntava-se se as pessoas daquele lugar longínquo para onde iria agora morar seriam como as outras! E assim que chegou a Tabuaço, depois de descer da camioneta na Avenida, a primeira coisa que fez foi certificar-se que os habitantes deste lugar longínquo tinham, afinal, cinco dedos nas mãos e eram, portanto, iguais às outras pessoas dos outros lugares!

Jornalista, ilustrador, caricaturista, cartunista e banda-desenhista expôs os seus trabalhos satíricos em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil, esteve representado na exposição de caricaturas de Mário Soares, no Palácio de Belém, no final do último mandato do presidente da República, e ilustrou livros escolares, jogos e contos infantis, para a Editora Educação Nacional, Majora e Porto Editora. Recebeu alguns prémios e várias distinções, entre os quais se contam uma Menção Honrosa da ONU, o Prémio Nacional de Ilustração de Imprensa no X Salão Nacional de Caricatura, Oeiras ou o título de “Professor Honorífico del Humor” da Universidade de Alcalá de Henares, Madrid.

Rostos & Risos estará patente no MIDU até dia 31 de Março.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia