Numa edição dedicada à “Cidade-Jardim”, o Orçamento Participativo de Viseu elege 10 vencedores

Com um orçamento global de 300 mil euros, foram lançadas sementes para um futuro mais verde e sustentável no concelho

10 projetos são vencedores da 5ª edição do Orçamento Participativo de Viseu, eleitos entre 85 em competição e 8.589 votos.

Os resultados foram revelados, dia 4 de agosto, em apresentação pública, transmitida em direto no Facebook do Município de Viseu.

Neste conjunto, e considerando o envolvimento de 12 instituições de ensino, na linha “Cidade-Jardim Escolar” do Orçamento Participativo, há projetos vencedores de quatro Escolas dos três níveis de ensino do concelho: a Escola Secundária de Viriato, a Escola Secundária Emídio Navarro, a Universidade Católica Portuguesa – Viseu e a Escola Profissional Mariana Seixas. Projetos nos quais a comunidade é quem sai mais beneficiada.

Também saem vencedoras – no que respeita à linha “Cidade-Jardim” – as Freguesias de Viseu, União de Freguesias de Barreiros e Cepões, Abraveses, Campo e Bodiosa.

No topo do ranking da linha “Cidade-Jardim”, com 777 votos, encontra-se o projeto “Jardins da Memória”, formulado para a Freguesia de Viseu, com um investimento de 40 mil euros. Pretende-se com este o ajardinamento urbano sustentável e reinterpretação dos espaços ajardinados do complexo Paroquial de Coração de Jesus.

A “Requalificação de Piscina Natural na Ribeira do Seixal” ocupa o 2º lugar da tabela, com 756 votos e com um valor de 50 mil euros. Destinado à União de Freguesias de Barreiros e Cepões, o projeto insere-se na tipologia “Valorização e/ou equipamento de recantos fluviais” e prevê a requalificação e manutenção regular do meio envolvente da piscina natural existente na Ribeira do Seixal.

O 3º vencedor é o projeto “«Empatias» – Reabilitação do Jardim e da Mata de Abraveses”, com 443 votos e um investimento de 50 mil euros. Focado na Freguesia de Abraveses, pretende-se com este a recuperação dos jardins e mata de Abraveses, pontuando-os com cor, aromas e equipamentos que transmitam serenidade a quem os utiliza, tornando-os num espaço sustentável.

Em 4º lugar, com 264 votos, está o projeto “Jardim da Água – Campo”, na Freguesia de Campo, com um valor de 50 mil euros. O projeto prevê a requalificação de um largo e criação de um jardim de água, tornando o espaço harmonioso e sustentável.

Eleito em 5º lugar, está o “Vamos à Frádega?”, com 256 votos, cujo investimento é de 50 mil euros. O projeto destina-se à Freguesia de Bodiosa, criando um percurso pedestre e ciclável, com construção de passadiços em madeira.

A linha “Cidade-Jardim Escolar” volta a apresentar 5 vencedores.

O projeto “Projeto Octógono” encontra-se em 1º lugar, somando um total de 613 votos. Uma proposta apresentada pela Escola Secundária Viriato, com um investimento de 10 mil euros. O projeto prevê a valorização da Cava de Viriato através das vertentes cultural, pedagógica, de turismo e lazer.

Em 2º lugar está o projeto “Dá-lhe água!”, com 421 votos e um valor de 10 mil euros. O projeto, cuja tipologia é “Adoção de boas práticas de sustentabilidade”, é da Escola Secundária Emídio Navarro. Pretende-se a criação de uma rede de bebedouros públicos inclusivos, que permitam o acesso a pessoas com mobilidade condicionada e ainda o reaproveitamento de água para animais.

Eleito em 3º lugar, com 319 votos e 10 mil euros, está “Jardins Ativos”. Esta é uma segunda conquista da Escola Secundária Emídio Navarro e propõe a instalação de equipamento desportivo de manutenção nos espaços ajardinado em duas escolas.

O 4º lugar pertence ao projeto “BJV (Bicicleta-Jardim Viseu) – Pedalar para Carregar”, que recebeu 316 votos e tem um valor de 10 mil euros. Resultante de uma proposta realizada pela Universidade Católica Portuguesa – Viseu, o projeto foca-se em equipar um jardim/ zona ajardinada com bicicletas ecológicas que permitam carregar os telemóveis enquanto se faz exercício físico, apenas com a energia cinética gerada ao pedalar.

O 5º projeto vencedor refere-se ao aproveitamento do Rio Pavia, junto à Casa da Ribeira, colocando pequenos barcos e/ou gaivotas para usufruto da comunidade. “Diversão no Pavia”, com 186 votos, tem um investimento de 10 mil euros e tem na Escola Profissional Mariana Seixas o seu proponente.

Depois da aposta, em 2014, no lançamento deste instrumento de democracia participativa, tendo como grande projeto vencedor o Bairro Municipal, seguiu-se, em 2015, uma segunda edição com especial incidência nas Freguesias. Em 2016, o Orçamento Participativo foi mais longe e lançou o desafio à comunidade escolar, em especial às escolas secundárias, profissionais e superiores do concelho, com a vertente “Jovem Escolar”. Em 2018/2019, a iniciativa municipal focou-se em duas linhas distintas: a “Jovem Escolar” e a “Bairros de Viseu”.

“Viseu, Cidade-Jardim” foi o mote que assumimos para o ano de 2021. Para a 5ª edição do Orçamento Participativo de Viseu, recuperámos também este mote para lançar novos desafios para o futuro do concelho. O orçamento total manteve-se: 300 mil euros, divididos pelas duas linhas de aplicação, a Cidade-Jardim – 250 mil euros – e a Cidade-Jardim Escolar – 50 mil euros.

Numa fase inicial, 111 propostas foram rececionadas através da plataforma online www.viseuparticipa.pt, tendo sido também realizadas assembleias participativas de forma digital.

Na hora de votar, inclusão continuou a ser a palavra de ordem. O voto inclusivo foi de novo implementado na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, garantindo o acesso ao voto a todas as pessoas com deficiência e necessidades especiais. Um renovar da parceria entre o Município, a IBM/Softinsa e a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.

Neste ato simbólico de anúncio dos projetos vencedores foi também tempo de fazer um balanço sobre o estado de execução dos projetos vencedores das quatro primeiras edições do Orçamento Participativo de Viseu, aos quais foi alocado um montante global de mais de 800 mil euros.

Até à data, todos os 8 projetos da 1ª e 2ª edições estão concluídos. Já os da 3ª e 4ª encontram-se concluídos ou em fase de execução. São exemplos de projetos concluídos o “Wireless para todos” na rua Direita (de utilização livre e gratuita), o “Pequenos Grandes Sorrisos” (na área da saúde oral) ou a “Instalação de um sistema de rádio e pontos de acesso à Wi-Fi nos locais de máquinas de atividade física na Ecopista do Dão”.

Toda a informação sobre o Orçamento Participativo de Viseu, os projetos e o seu estado de execução poderão ser consultados em www.viseuparticipa.pt.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia