Novo Gabinete de Inserção Profissional em Lamego apoia desempregados

6790

A cidade de Lamego passou a contar com um novo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que nasce com a missão de apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Em estreita articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o novo serviço é promovido pela UGT Viseu que vai agora desenvolver ações de apoio à procura ativa de emprego e fomentar uma atitude empreendedora, ensinando por exemplo a redigir um Curriculum Vitae ou uma carta de apresentação. A funcionar nas atuais instalações do “Training Center de Lamego”, situado na Rua dos Bombeiros Voluntários, a inauguração do novo GIP contou com a presença de Jorge Gaspar, presidente do IEFP, e de Carlos Silva, secretário-geral da UGT, para além de Francisco Lopes, Presidente da autarquia.
No novo local, vão passar a ser divulgadas as medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apresentado o conteúdo de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego no espaço europeu. Também será aqui que os beneficiários das prestações de desemprego poderão efetuar as suas apresentações periódicas e conhecer as ofertas disponíveis.
Durante o ato de inauguração do novo GIP, Francisco Lopes sublinhou a necessidade de elevar os níveis de qualificação profissional dos portugueses, associados a baixos índices de escolaridade, para fortalecer a economia e da formação ir ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho.