Nelas aprova contas de 2022 com saldo positivo de 790 mil euros

As contas de 2022 do Município de Nelas, com um resultado positivo de cerca de 790 mil euros, foram aprovadas, sem votos contra, pelo executivo e assembleia municipal, anunciou a câmara, liderada pelo social-democrata Joaquim Amaral.

“A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal aprovaram as contas apresentadas pelo executivo, com os votos favoráveis dos partidos da coligação PPD/PSD/CDS-PP, de todos os presidentes de Junta e a abstenção do PS e da CDU sem que tenha sido feito qualquer reparo à boa execução e aos resultados apresentados”, refere.

Na nota de imprensa, o executivo municipal assume que, “desde o início do mandato, definiu como prioridade a recuperação financeira da autarquia, criando condições para assegurar e responder aos investimentos do PRR e do Portugal 2030”.

“As contas deste primeiro ano de mandato são exemplo disso. As contas da autarquia apresentaram um resultado líquido positivo de aproximadamente 790 mil euros, garantido assim o equilíbrio financeiro obrigatório”, afirma o presidente daquela câmara do distrito de Viseu.

Joaquim Amaral esclarece que, “ainda assim, este resultado foi muito condicionado pela situação financeira herdada do anterior executivo, que deixou uma despesa comprometida, mas não paga, de cerca de quatro milhões de euros”.

“A que acresceram mais 1,3 milhões de euros de despesa irregulares, como também a situação extraordinária que vivemos no ano de 2022 (e continuamos a viver), que nos trouxe um aumento da inflação elevada”, destaca.

Neste sentido, aponta o “aumento dos juros bancários, dos custos com o pessoal, da eletricidade e outras fontes de energia, do preço das refeições e transportes escolares, dos combustíveis, dos bens de consumo e das matérias-primas, da manutenção dos edifícios, do parque automóvel e da revisão extraordinária de preços das empreitadas”.

“Apesar destas condicionantes, o balanço do ano de 2022 é francamente positivo. Foi possível diminuir o passivo em 2,36 milhões de euros, passando de aproximadamente de 1,57 milhões euros negativos, em 2021, para aproximadamente 790 mil euros positivos, em 2022”, realça Joaquim Amaral.

Na nota, enviada à agência Lusa, o autarca reforça que, “depois de cinco milhões de euros de resultados negativos acumulados, o Município de Nelas volta a apresentar boas contas, alterando o rumo para que a sustentabilidade financeira seja uma realidade”.

No documento, o autarca destaca que “a dívida diminuiu mais de dois milhões de euros, tendo a dívida a fornecedores diminuído em 1,5 milhões” e, durante o ano de 2022, “a despesa paga relativa a fornecedores foi superior a seis milhões de euros, muito devido aos valores comprometidos pelo anterior executivo”.

“A execução das receitas correntes e de capital, as despesas correntes e de capital, bem como as grandes opções do plano acompanharam as dos anos anteriores, apenas a receita de capital ficou aquém do esperado devido às obras financiadas”, esclarece.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu