Navio que se incendiou ao largo dos Açores afundou durante o reboque – Marinha

O navio mercante ‘Felicity Ace’, que se incendiou ao largo dos Açores a 16 de fevereiro e estava a ser rebocado, afundou-se hoje fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, revelou a Marinha.

“No local, registam-se alguns destroços e uma pequena mancha de resíduos oleosos, que está a ser dispersa pelos jatos de água dos rebocadores e que se encontra a ser monitorizada pela Direção de Combate à Poluição da Autoridade Marítima Nacional e pela Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA)”, descreveu.

Está igualmente previsto um empenhamento de uma aeronave C-295 da Força Aérea portuguesa, acrescentou.

A embarcação ficou “a cerca 25 milhas náuticas, o equivalente a 46 quilómetros”, numa área “cuja profundidade ronda os 3 mil metros”, indicou a Marinha Portuguesa numa nota informativa divulgada na sua página na rede social Facebook.

“Hoje, ao início da manhã, durante o reboque, que se tinha iniciado no dia 24 de fevereiro, o navio ‘Felicity Ace’ perdeu estabilidade, tendo vindo a afundar-se”, observou a Marinha.

A Marinha “continua a acompanhar a situação, nomeadamente através do Instituto Hidrográfico, que mantém a atualização dos cálculos da deriva da mancha atual”.

“Também o NRP Setúbal se deslocou a Ponta Delgada para reabastecer e regressará à área do afundamento a fim de continuar a monitorizar a situação”, informou.

A bordo do navio “seguem mergulhadores da Marinha e material de combate à poluição, nomeadamente barreiras oceânicas de proteção/contenção de poluição da Autoridade Marítima Nacional”, acrescentou.

Por outro lado, e “de forma preventiva, um dos rebocadores que se encontrava a efetuar o reboque está em trânsito para Ponta Delgada de forma embarcar um reforço de material de combate à poluição”.

O navio mercante ‘Felicity Ace’, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores, sofreu um incêndio a bordo no dia 16 de fevereiro.

Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.

O reboque do navio começou na quinta-feira, quando a embarcação, “aparentemente estável”, já não apresentava “focos de incêndio no exterior nem interior”.

“O reboque dirige-se agora para uma área a cerca de 60 milhas (o equivalente a 111 quilómetros) a sudeste da ilha do Faial”, o que “permitirá reforçar o sistema com uma equipa de peritos, a ser transportada para o local por helicóptero civil”, descreveu na ocasião a Marinha.

O navio tem “uma temperatura elevada na zona central, sem que haja fumos na sua estrutura”, ou se apresentem focos de poluição na água, acrescentou.

O ‘Felicity Ace’, com bandeira do Panamá, tinha partido de Emden, na Alemanha, com destino ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

justiça
ipv_foto (1)
pexels-rdne-stock-project-6170758
pexels-dominika-roseclay-894752
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia