Museu do Caramulo produz série documental sobre automóveis portugueses

O Museu do Caramulo está a produzir, através do Jornal dos Clássicos, uma série documental sobre automóveis portugueses, as suas histórias, os seus criadores e os seus proprietários.
Segundo Salvador Patrício Gouveia, do Museu do Caramulo, o objetivo é “mostrar alguns dos mais extraordinários automóveis produzidos em Portugal, evitando que as suas histórias caiam no esquecimento ou permaneçam no total desconhecimento por parte do grande público”.
Intitulada “Automóveis Portugueses”, a série terá seis episódios, referentes aos automóveis Felcom (1933), Edfor (1937), Alba (1952), DM (1953) e AR (1955), cinco dos que sobreviveram e ainda estão em condições de circular.
“Cada um destes cinco episódios focará a história do modelo e do seu criador, assim como do seu atual proprietário”, explicou.
Salvador Patrício Gouveia referiu que “o último episódio será dedicado a toda a indústria e projetos motorizados portugueses e contará com a apresentação de José Barros Rodrigues”, autor de vários livros sobre automóveis produzidos em Portugal. Haverá também um episódio extra com o “making of” da série.
Para concretizar esta série, o Jornal dos Clássicos “vai recorrer a uma produção profissional e munida de todas as capacidades técnicas para poder trazer o melhor que existe na arte de contar uma história”, explicou.
A intenção é “mostrar da melhor forma possível as extraordinárias aventuras de criatividade e empreendedorismo que marcaram a era dourada da produção de automóveis em Portugal, entre os anos 30 e 50” do século XX, acrescentou.
A série já se encontra em gravações e estreará durante o segundo semestre de 2020, no canal do Jornal dos Clássicos no YouTube, com uma periodicidade semanal.
Situado no concelho de Tondela, o Museu do Caramulo integra uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos.
Regularmente, produz também exposições temáticas e temporárias e organiza vários eventos, como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival e o Rider – Passeio de Motos Clássicas.
O Jornal dos Clássicos – que é atualmente detido pelo Museu do Caramulo e editado exclusivamente ‘online’ – tem como objetivo principal informar os apaixonados dos veículos antigos, clássicos e desportivos sobre todos os aspetos alusivos a este universo.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu