Montra da Cereja da Penajóia vendeu mais de 14 toneladas

1524

Foi o ano de todos os recordes para a Montra da Cereja da Penajóia que é promovida na cidade de Lamego. Foram vendidas mais de catorze toneladas; marcaram presença 30 produtores e expositores que apresentaram uma vasta gama de produtos confecionados à base de cereja – licores, doces e compotas – e muitos milhares de pessoas, incluindo muitos turistas, transformaram este certame num local de verdadeira romaria.
Durante o fim de semana, o intenso programa de animação cultural também foi um importante polo de atração de público, em particular na tarde de domingo, com a realização do maior encontro de bombos da história da cidade: o “Lamego a Bombar”. Nove grupos de percussão e quase 200 instrumentistas animaram, sempre num ritmo cadenciado, as principais ruas da cidade, com a concentração final a decorrer no palco instalado na Av. Dr. Alfredo de Sousa, entusiasmando a vasta assistência.
Organizada pela Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, a 9ª Montra da Cereja pretendeu divulgar e oferecer momentos de degustação deste fruto carnudo e doce. A cereja da Penajóia destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura e pelo facto de que, todos os anos, ser a primeira a surgir no mercado. Na Montra, é vendida por todos os produtores ao mesmo preço numa caixa personalizada.
O evento “Lamego a Bombar” foi uma organização conjunta da AMIJÓIA e do Grupo Desportivo e Cultural de Samodães.