Maior área ardida em Sever do Vouga é florestal

O presidente da Câmara de Sever do Vouga, António Coutinho, disse hoje que a maior parte da área ardida no seu concelho, que resultou do incêndio de Oliveira de Frades (Viseu), que foi dominado esta manhã, é florestal.

“Em alguns sítios arderam também terrenos agrícolas e arrumos, mas a grande área [ardida] é florestal”, disse à Lusa o autarca.

António Coutinho diz que o levantamento dos prejuízos ainda vai demorar algum tempo a ser feito, mas admite que possam ser elevados, nomeadamente no que diz respeito às atividades económicas associadas à exploração florestal.

“Somos um concelho com uma área florestal grande e alguns agricultores ainda obtêm alguns proveitos da floresta. Havia aqui zonas de mancha florestal já bastante desenvolvida que tinha um certo valor económico que se perdeu”, disse.

O presidente da câmara afirmou ainda que o incêndio causou também prejuízos em termos de infraestruturas elétricas e de comunicações, na zona industrial.

António Bastos, de 73 anos, viu o fogo destruir uma vinha que tinha no lugar do Ribeiro, freguesia de Paradela.

“Tinha lá videiras que davam mais de mil litros de vinho todos os anos. Podou-se, sulfatou-se, fez-se tudo e não se tem nada”, disse, adiantando que também perdeu alguns eucaliptos que tinha plantado há cerca de dois anos.

Já o cunhado, Valdemar Moutinho, de 62 anos, que mora perto do local onde se situa a vinha que ardeu, diz que não teve prejuízos materiais.

“Isto foi o fim do mundo. Ardeu tudo aqui à volta. Houve ali chamas com mais de 50 metros de altura”, disse, apontando para um eucaliptal situado na outra margem do ribeiro.

Com a ajuda dos bombeiros, conseguiu evitar o pior e proteger os seus bens. “Andei desde as 09:00 de terça-feira até às 21:30 a apagar o fogo com duas máquinas de sulfatar e com uma enxada a rapar. Agora, está tudo controlado”, afirmou.

A poucos metros, no lugar de Lordelinho, Paulo Martins, de 38 anos, diz que o fogo andou à volta da casa, mas só perdeu uns pinhais.

 A Proteção Civil estima que o incêndio que deflagrou na segunda-feira em Oliveira de Frades e foi dominado hoje, depois de se estender a Sever do Vouga e Águeda, tenha consumido uma área de cerca de dois mil hectares.

Durante uma conferência de imprensa no posto de comando situado em Sever do Vouga, o comandante operacional do Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, disse que o incêndio “ficou dominado pelas 07:20”.

O incêndio deflagrou pelas 11:00 de segunda-feira numa zona de mato na localidade de Antelas, na freguesia de Arcozelo das Maias (distrito de Viseu), alastrando posteriormente aos concelhos de Águeda e Sever do Vouga (distrito de Aveiro).

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil