Livro de sacerdote próximo de vários Papas será lançado na Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira

Começou na passada sexta-feira, 29 de abril, mais uma Semana Cultural da Escola Profissional de Moimenta da Beira, que tem sede na Quinta do Ribeiro, freguesia de Vila da Rua. O evento, que ‘folgou’ durante o fim-de-semana, recomeçou esta segunda-feira, dia 1 de abril, com uma visita estudo dos alunos a Aveiro. Depois, até sexta-feira, 5 de abril, último dia, o programa inclui várias exposições, palestras, torneios desportivos e momentos culturais, um deles especial, no dia 4 de Abril, às 14h30: o lançamento do livro “Convento de S. Francisco de Caria”, de Arnaldo Pinto Cardoso, sacerdote, cónego e Monsenhor, natural de Penso, Sernancelhe, licenciado em Teologia pela Pontíficia Universidade Gregoriana e em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico, de Roma, que, na vida ligada à igreja, foi Conselheiro Eclesiástico na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé; Prelado do Papa, no Vaticano, onde integrou a equipa de tradutores da Bíblia Sagrada, e postulador atualmente da Causa de Canonização do Cónego Manuel Formigão cujo decreto das virtudes heróicas foi aprovado recentemente pelo Papa Francisco. O autor, que foi também diretor do Serviço de Pastoral do Secretariado do Episcopado e professor na Universidade Católica, é sócio da Academia Portuguesa de História e já escreveu diversas obras, entre as quais “O Terrível Terramoto da Cidade que foi Lisboa”, e “O Tratado dos Olhos de Pedro Hispano”, com A. Mark Smith.

O convite para a cerimónia pública de lançamento do livro é feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e a Alêtheia Editores, em parceria com a Escola Profissional e o IFEC – Fundação Rodrigues Silveira. A apresentação da obra estará a cargo do historiador Jaime Ricardo Gouveia.

O Convento de S. Francisco, de que fala o livro, está localizado na freguesia de Vila da Rua, concelho de Moimenta da Beira, e terá sido construído no século XV. Existe uma Bula de Fundação do convento concedida pelo Papa Eugénio IV que data de 1443. Na origem da sua fundação, conta a tradição que S. Francisco terá passado por ali a caminho de Santiago de Compostela, profetizando a construção do convento no local onde parara para beber água. O templo foi extinto durante as reformas liberais do século XIX. Atualmente restam apenas as ruínas da fachada da igreja e de um edifício anexo, de traça barroca, a Casa dos Frades da Ordem Terceira de S. Francisco.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu