O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região.
Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, na tarde de 6 de setembro, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “Liga dos Combatentes – Centenário do Núcleo de Lamego 1924-2024”, da autoria do Coronel Joaquim Camilo Monteiro.
Esta obra constitui um tributo ao esforço, à coragem e ao sacrifício dos combatentes do concelho de Lamego e da região do Douro Sul que deram a vida pela Pátria, compilando os principais factos históricos que marcaram e moldaram o primeiro século de existência do Núcleo de Lamego.
O evento contou com a participação do Presidente Francisco Lopes e do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues, tendo encerrado o programa comemorativo do Centenário do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC).
Licenciado em Ciências Militares (Infantaria) pela Academia Militar, o Coronel Joaquim Monteiro é o atual vice-presidente do Núcleo de Lamego da LC, instituição dirigida pelo Coronel Valdemar Lima.
Em cerimónia pública realizada no TRC, em março deste ano, o Município de Lamego atribuiu ao Núcleo de Lamego da LC a Medalha de Ouro da Cidade, a mais alta condecoração municipal, em virtude do importante e significativo trabalho desenvolvido por esta instituição ao longo dos seus 100 anos de atividade, em prol dos antigos combatentes e da causa pública. Os desfiles da Marcha Luminosa e da Batalha de Flores também homenagearam esta efeméride através da participação de um carro alegórico dedicado a esta associação.