Lenda do Beijo sem Fim inspira dia de festa na Aldeia Histórica de Sortelha

No próximo dia 17 de outubro, é a vez da Aldeia Histórica de Sortelha receber o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020. Um dia recheado de atividades e surpresas para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica, com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.
Data: 02/10/20

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira a festa do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020, que chega à Aldeia Histórica de Sortelha, no próximo dia 17 de outubro. O beijo que dá mote à festa não poderá ser trocado este ano, devido à pandemia por COVID-19, mas nos olhos das gentes que vivem na Aldeia Histórica estará espelhado o seu afável “bem receber” e o seu amor a Sortelha.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha. Haverá, por exemplo, um workshop e passeio fotográfico, uma visita guiada, um concerto com as “Segue-me à Capela” e coro formado por elementos da comunidade, entre outros.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080,  através do e-mail eventos.sabugal@cm-sabugal.pt .

Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Sortelha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado The Travel Corner, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído e uma refeição, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, um passeio a cavalo na natureza, uma experiência de pesca e almoço, entre outros. O pacote pode ser consultado neste link:

https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/experiencias-turisticas-sortelha/ e tem data de limite de reserva até 13 de outubro.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Sortelha!

Programa do evento e limite de participantes
10h00 – Visita guiada ao património geológico e geomorfológico da aldeia: “O Que as Pedras nos Contam” – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Guia – Victor Clamote (geógrafo, residente no concelho do Sabugal)

14h30 – Workshop e passeio fotográfico – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Fotógrafo – Rui Gaiola

16h00 – Piquenique: “Estendidos nos barrocos como lagartixos ao sol” – 10 kits (1 kit por cada 4 pessoas)
Nota: Caso se verifique o agravamento das medidas de contingência ou se as condições sanitárias e o fornecimento de produtos não possam ser assegurados, o piquenique não será realizado.

17h30 – Concerto: “Segue-me à capela” e coro formado por elementos da comunidade – 60 pessoas (Residentes: 30; Visitantes: 16; Pacotes turísticos: 14)

19h30 – Roda de Histórias: “Estas Pedras que Eu sei de Cor” – 15 pessoas
Mediador João Reis (natural e residente na aldeia de Quarta-Feira, anexa de Sortelha)

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Sortelha, a festa segue para Castelo Novo, a 24 de outubro; Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia