Inauguração da Rua Albert F. Ijmker em Casfreires- Ferreira de Aves

Em Casfreires, Ferreira de Aves – Sátão, no passado dia 26 de Julho, foi inaugurada a rua ALBERT F. IJMKER, que liga o Parque de Campismo Quinta Chave Grande às, designadas, moradias dos holandeses.

A atribuição desta rua teve como propósito homenagear a memória do cidadão holandês que, há quase trinta anos, fundou o parque de campismo e promoveu o desenvolvimento turístico da freguesia de Ferreira de Aves, iniciativas que continuam a ser um marco de desenvolvimento e de atração de turistas ao concelho de Sátão.

Foi no início dos anos 90 que Albert F. Ijmker decidiu fixar-se no Vale da Ribeira, na aldeia de Casfreires, para investir na atividade turística.

Ali adquiriu uma quinta com 9,5 hectares onde implantou uma empresa de atividades turísticas, a “Chave de Portugal L.da”, que passou a explorar o Parque de Campismo “Quinta Chave Grande”.

A divulgação deste empreendimento a nível nacional e sobretudo o trabalho de promoção junto dos seus conterrâneos holandeses fizeram com que gradualmente o seu investimento tivesse cada vez mais procura.

Simultaneamente, com as obras do Parque, Albert Ijmker começou a desenvolver na Quinta das Chaves, situada a 600 m a sul do Parque de Campismo, a construção de moradias disseminadas por entre a vegetação natural ali existente.

Atualmente são cerca de 30 moradias, entre o Vale da Ribeira e o Monte Carneiro, que funcionam como residências secundárias de férias de diversos holandeses que optam por passar, durante o ano, algum do seu tempo livre por terras de Ferreira de Aves.

Os autarcas locais, José Luís Vaz e Paulo Santos, agradeceram a Albert e à sua família as obras feitas e sublinharam que esta justa homenagem ainda tem mais significado quando o homenageado ainda está connosco.

Foi com grande emoção que Albert Ijmker agradeceu esta homenagem aos autarcas presentes, José Luís Vaz, Paulo Santos, Alexandre Vaz e Acácio Pinto, sem se esquecer de deixar uma palavra de apreço pela presença da sua filha, do seu genro e dos netos, bem como agradeceu aos muitos amiigos holandeses e portugueses que se associaram ao evento.

 

A tradução de português para holandês e vice-versa esteve por conta de Lídia Rocha.

Este texto contém dados do livro de Acácio Pinto, Turismo em Espaço Rural.

Laurinda Ribeiro

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia